Prover ao aluno um contato com os conteúdos centrais da Botânica desenvolvidos no âmbito da Educação Básica. Discutir e aplicar metodologias que permitam uma maior motivação para o aprendizado da Botânica. Discutir e aplicar estratégias para a compreensão mais efetiva dos fenômenos, processos e conteúdos da Botânica na Educação Básica.
Analisar a diversidade nos grupos de plantas vasculares (traqueófitas). Explorar aspectos da evolução de caracteres morfológicos, químicos e biológicos. Consolidar a compreensão da sistemática das Tracheophyta em um contexto filogenético, usando várias fontes de evidências (dos atributos morfológicos aos macro e micromoleculares). Fornecer meios para reconhecimento dos grupos desde os níveis hierárquicos mais inclusivos (e.g. Lycophyta, Monilophyta, Cycadophyta, Pinophyta, Magnoliophyta) até família em alguns clados (ênfase nas angiospermas).
Fornecer aos alunos uma abordagem moderna sobre o metabolismo vegetal, em especial os metabólitos secundários, sua diversidade e distribuição entre os vegetais, bem como mostrar dentro da área de recursos econômicos, a importância desses metabólitos nos vários setores da indústria, principalmente.