Medicina Veterinária
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Permitir que o aluno realize avaliação pré-anestésica adequada, escolha o melhor protocolo anestésico para cada situação e possibilite adequada monitoração do paciente nos diferentes tempos anestésicos. Ademais, objetiva-se proporcionar conhecimentos que possam promover melhores condições aos pacientes através do estudo de dor e analgésicos, fármacos vasoativos, fluidoterapia e reanimação cardiopulmonar.
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares, incluindo composição, localização celular, estrutura/morfologia e funções e estabelecer sua relação com as membranas celulares e diferentes organelas; 2) descrever as diferentes formas de interação célula-célula e célula-meio extracelular; 3) explicar os processos de transporte intracelular e organização do citoesqueleto e sua relação com a forma e movimentos celulares; 4) explicar os processos básicos da biologia do desenvolvimento, incluindo a formação de gametas, a fecundação, desenvolvimento embrionário inicial, formação dos tecidos e anexos fetais; 5) relatar os princípios básicos da expressão gênica e transmissão genética, incluindo a síntese de DNA, RNA e proteínas; 6) relacionar a estrutura da mitocôndria e sua origem endossimbiótica com sua função de geração de energia; 5) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular.

Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo  composição, estrutura e funções das membranas celulares e das diferentes organelas; 2)descrever as diferentes formas de interação  célula-célula e célula-meio extracelular; 3) explicar os processos de transporte intracelular e organização do citoesqueleto e sua relação com a forma e movimento celular; 4) explicar os diferentes processos de sinalização celular; 5) descrever o núcleo (estrutura e funções) e as variações observadas nas diferentes fases do ciclo celular mitótico; 6)explicar os processos básicos da biologia do desenvolvimento, incluindo a formação de gametas (meiose) em machos e fêmeas, a fecundação e o desenvolvimento embrionário inicial (clivagem até formação do blastocisto, gastrulação, dobramentos embrionários, neurulação); 7) descrever e comparar o processo de placentação em diferentes espécies animais; 8) explicar o processo de diferenciação celular. 

Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo composição, estrutura e funções das membranas celulares e suas especializações; 2)relatar os mecanismos de transporte de substâncias entre a célula e seu ambiente; 3)descrever as diferentes formas de interação e comunicação entre as células e o meio extracelular; 4) descrever a organização tecidual básica dos organismos animais; 5) relacionar a estrutura e função das diferentes organelas e do citoplasma para a sobrevivência celular; 6) relatar os princípios básicos da expressão gênica, inlcuindo a síntese de DNA e RNA; 7) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular.

Ao final do curso os estudantes deverão ser capazes de:
1) descrever a estrutura celular e organização tecidual dos  órgãos e sistemas animais
2) listar e descrever as classificações dos diferentes tipos de tecidos e sua composição e organização celular e de matriz extracelular
3) descrever as funções básicas das células e tecidos e relacioná-las com a estrutura e
função dos órgãos e sistemas corporais
4) indicar a localização dos diferentes tecidos e estruturas dos órgãos dos sistemas corporais
5) reconhecer e identificar as células e tecidos e a estrutura microscópica dos diferentes órgãos dos sistemas corporais
Serão tratados os seguintes tecidos: Tecidos Fundamentais: tecido epitelial e tecido conjuntivo propriamente dito; tecidos conjuntivos especiais (adiposo, cartilaginoso e ósseo); tecido muscular; tecido nervoso; Sistemas corporais: Sistema Respiratório; Sistema Circulatório; Sistema Digestório I : cavidade oral, esôfago, estômago de monogástricos e ruminantes; Sistema Digestório II : intestinos delgado e grosso, glândulas anexas (salivares, fígado, pâncreas); Sistema Endócrino; Sistema Reprodutor Feminino:  modificações histológicas cíclicas dos órgãos; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Urinário.

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de descrever as funções, a composição e organização dos tecidos básicos e seus diferentes tiposque constituem o organismo animal, bem como ser capaz de identificar tais tecidos e seus componentes em lâminas histológicas permanentes. Deverá também ser capaz de descrever a organização tecidual e funções reconhecer em lâminas histológicas os órgãos, tecidos e células dos sistemas respiratório, circulatório, sangue, linfoide, digestivo (monogástricos e ruminantes), endócrino, reprodutor feminino e masculino, urinário e tegumentar.

 Estudo dos processos patológicos gerais de caráter degenerativo, inflamatório, hemodinâmico e neoplásico.

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