Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências

Programa Resumido

As atividades reconhecidas pela Comissão Coordenadora do Curso (CoC), para o cômputo das 200 horas, devidamente comprovadas e mediante parecer favorável da Comissão designada pela CoC, para tal fim, são: iniciação científica; monitorias em geral na USP; viagem didática coordenada por docente da USP; atividades culturais como visitas a museus; exposições de arte; teatros; participação em seminários; palestras, workshops, disciplinas extracurriculares cursadas posteriormente ao ingresso do estudante na USP; estágio curricular não-obrigatório, e outras atividades compatíveis com as normas de formação de professores.

Programa

A disciplina tem por finalidade o registro do cumprimento das 200 horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais, exigidas pela resolução CNE/CP2, de 19/02/2002, e pelo Programa de Formação de Professores da USP, de forma tal que essas atividades formem parte da formação de futuros professores como componente comum dos cursos de Licenciatura com o objetivo da ampliação do universo cultural através de um conjunto aberto de atividades formativas no sentido amplo.

Proporcionar uma visão sobre os grandes biomas da região Neotropical e os fatores históricos que ocasionaram os padrões de distribuição da fauna e flora atuais.
A disciplina tem por objetivo iniciar os alunos em questões voltadas ao ensino de Biologia, propiciando-lhes um contato mais íntimo com a licenciatura como possibilidade de atuação profissional.
Objetivos: Prover ao aluno um contato com os seres vivos em seus ambientes naturais, analisando-os sob uma ótica biológica. Despertar o aluno para as principais questões que o biólogo procura responder para entender a natureza, fornecendo noções dos princípios e fundamentos metodológicos para resolvê-los.
Reconhecer o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a prática da pesquisa com a atividade docente. Refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados à prática docente. Adquirir subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências. Obter instrumentos para a busca de dados de pesquisa junto a instituições de Ensino Básico, de modo a promover a aproximação do futuro professor a diferentes realidades do sistema de ensino. Analisar criticamente trabalhos da área de Ensino de Ciências, discernindo sobre sua potencial aplicação em situações concretas de ensino-aprendizagem.