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- Caracterizar diferentes modelos de estudo do desenvolvimento infantil. - Compreender as principais teorias do desenvolvimento infantil - Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança. - Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral - Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças
Objetivos Gerais do Curso:
  1. Analisar os fundamentos teóricos da perspectiva do cuidar centrado na criança e na família;
  2. Discutir a influência dos conceitos do cuidado centrado na criança e na família e suas implicações para a enfermagem.

Justificativa:

A disciplina visa analisar as bases filosóficas, psicológicas e sociais, das premissas e dos conceitos que norteiam um cuidar humanístico tendo a criança e a família como centro, como preconizado no modelo Cuidado Centrado na Família (CCF). Possibilitar discussões sobre a aplicação prática do CCF no cuidado à criança e sua família, bem como a aplicação conjunta com o referencial da Teoria Social Cognitiva visando à mudança de comportamento em saúde

Avaliação:

A avaliação será realizada por meio da participação em classe e apresentação das leituras dos textos realizadas.


Bases teóricas e conceituais do processo de cuidar da criança e adolescente em situação de doença aguda e crônica. São enfatizados dois pressupostos que fundamentam o cuidado da enfermagem pediátrica: a doença como experiência na vida da criança, do adolescente e da família e o referencial teórico Cuidado Centrado na Família.

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