Med Vet Preventiva e Saúde Animal
Ajuda com Pesquisar cursos
Capacitar médicos veterinários para que utilizem e desenvolvam métodos científicos para avaliação de bem-estar animal. Promover boas práticas para melhorar o bem-estar dos animais. Melhorar a qualidade, produtividade e sustentabilidade das interações homem animal.
Desenvolver capacidade de análise crítica sobre as medidas aplicáveis ao controle e/ou erradicação de zoonoses tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Modelar a ocorrência de doenças transmissíveis em populações animais a partir da compreensão da sua história natural.
Apresentar e discutir os fundamentos do raciocínio estatístico, das principais técnicas aplicáveis ao estudo do comportamento de doenças em populações animais.
Dar subsídios para a inserção do Médico Veterinário no contexto da segurança alimentar Conhecer e discutir a relação entre a tríade alimento-agente-homem que fundamenta o controle das doenças transmitidas por alimentos de origem animal Discutir as aplicações e limitações das análises laboratoriais de rotina dos alimentos de origem animal.
Apresentar os principais tipos de abordagem da investigação da ocorrência de doenças em populações e desenvolver no estudante a capacidade de observação, de análise, de síntese e de raciocínio inferencial.
Espera-se que os alunos sejam capazes de:

- formular problemas que envolvam análise estatística em Medicina Veterinária, em termos de hipóteses estatísticas a serem testadas;

- identificar as variáveis de origem biológica envolvidas, se quantitativas ou qualitativas;

- analisar saídas de programas de análise estatística, para responder à pergunta inicial formulada no teste de hipóteses;

- avaliar qual o teste estatístico mais adequado para a análise dos dados de um determinado problema.

Os objetivos do curso são: em relação às zoonoses ministradas, o aluno deverá ser capaz de:

1.  Construir as cadeias epidemiológicas

2.  Discriminar os mecanismos de transmissão nas populações animais e destas para a humana

3.  Propor medidas de prevenção e controle

4.  Avaliar o andamento das intervenções

O curso está constituido em aulas teóricas com aulas expositivas, estudos dirigidos presenciais, estudos dirigidos à distância, video dinâmica e seminário e em aulas práticas no laboratório e na fazenda do Campus Pirassununga. 

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP