Cirurgia
•Estudar o mecanismo de ação e o uso clínico dos principais fármacos utilizados em anestesia; •avaliação pré-operatória e monitoração no período peri-operatório; •emprego de técnicas anestésicas nas diferentes espécies domésticas; •proporcionar conhecimentos que possam promover melhores condições aos pacientes através do estudo de dor e analgésicos, fármacos vasoativos, fluidoterapia e reanimação cardiopulmonar.
Difundir informações sobre métodos de diagnóstico por imagem. Desenvolver estudo sobre anatomia, semiologia e patologia radiológica, ultrassonográfica, por tomografia computadorizada e ressonância magnética nos diferentes sistemas.
Estudo das operações preparatórias e intervenções cirúrgicas gerais e especiais, visando o tratamento das afecções apresentadas na Clínica Cirúrgica. 
A disciplina basicamente aborda a diérese, hemostásia e síntese. Esta três áreas dentro da cirurgia, por serem a sua base, são contemporizadas por meio de teoria dada abrangendo diversos sistemas e sub-sistemas, como respiratório, digestório , gênito-urinária, entre outros. Também a parte pratica estabelece a relação desta teoria com exercícios semanais, com intuito de que o aluno absorva habilidades para incisionar, coibir sangramentos e suturar.