Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
Ajuda com Pesquisar cursos
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica. Principais programas, equipamentos e técnicas. Software Livre. Tópicos de cartografia. Fontes de dados. Conceitos de programação.
A disciplina tem por meta treinar os alunos de geologia nas principais técnicas de cartografia geológica aplicável ao estudo de cinturões de dobramentos. Para evitar-se a superposição de conteúdo com programas já desenvolvidos em outras disciplinas é dada ênfase ao estudo de terrenos deformados, em diversos graus de metamorfismo, onde a descrição de feições metamórficas, ígneas, sedimentares e estruturais serão priorizadas.
Transmitir aos alunos noções sobre metodologia científica com a perspectiva peculiar das Geociências, induzindo-os à reflexão neste âmbito e fornecendo bases para pesquisa científica e ensino de Ciências. Preparar o aluno para elaborar trabalhos acadêmicos.
Gerais: preparar o aluno para elaboração de trabalhos científicos no âmbito universitário (trabalhos de conclusão de curso, monografias, projetos de iniciação científica). Transmitir ao aluno o que é o método científico e como aplicá-lo para responder questões. Ensinar as diferentes formas de registros de leitura e pesquisa bibliográfica, bem como os produtos acadêmicos da pesquisa científica, com o olhar específico das geociências. Específicos: o aluno deve ser capaz de: a) conceituar e aplicar o método científico, b) pesquisar e organizar documentação bibliográfica, c) elaborar um projeto de pesquisa em geociências.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP