Dentistística, Endodontia e Materiais Dentários

Proporcionar conhecimento das propriedades físico-químicas e compatibilidade biológica dos materiais cerâmicos, metálicos e poliméricos utilizados em odontologia e seu relacionamento com as disciplinas que os utilizarão na prática clínica. Apresentar o material restaurador resina composta em composição, propriedades e manipulação para dar subsídio a sua utilização inicial na disciplina Dentística Pré-Clínica I, no mesmo semestre letivo, assim como durante todo o curso.

Proporcionar ao aluno conhecimento de materiais de aplicação clínica de limpeza, proteção, restauração e cimentação.

Geral Capacitar o aluno para a realização de procedimentos clínicos de maior complexidade em Dentística Restauradora, em restaurações diretas e indiretas e procedimentos estéticos. Específico Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades específicas, com vista ao diagnóstico, planejamento e realização de procedimentos diretos e indiretos de diferentes complexidades, envolvendo desde restaurações convencionais com materiais diversos até reconstruções unitárias extensas para posterior execução de restaurações indiretas metálicas, cerâmicas e plásticas.
Capacitar o aluno para a realização de procedimentos clínicos de maior complexidade em Dentística Restauradora, para manter ou restaurar o elemento dental dentro de sua forma, função e estética. Possibilitar aos alunos o desenvolvimento e treinamento de habilidades específicas, com vista ao diagnóstico, planejamento e realização de procedimentos restauradores de diferentes complexidades com materiais de uso direto, além da introdução dos procedimentos estéticos relacionados a cor dos dentes.
Proporcionar ao aluno embasamento teórico e treinamento prático para a aplicação criteriosa de instrumentos operatórios rotatórios e manuais utilizados no preparo biomecânico de cavidades envolvendo lesões cariosas e na realização de restaurações com materiais de inserção direta (resina composta e cimento de ionômero de vidro). Além disso, desenvolver competências relacionadas às técnicas de isolamento do campo operatório, preparo cavitário, manipulação e restauração até o acabamento e polimento final.
Proporcionar ao aluno conhecimento de biomateriais aplicados diretamente às especialidades clínicas, atendendo a demanda de conteúdos relacionados especialmente à Dentística Restauradora e Prótese Dentária.