Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
HRB4100 - Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Educação Superior (2023)
Início
Ambientes
2023
HRAC
HRB
HRB4100-2023
Vídeo de abertura da disciplina
Vídeo de abertura da disciplina
Clique em
Vídeo de abertura da disciplina
para abrir o recurso.
◄ Programação de temas e encontros síncronos online
Seguir para...
Seguir para...
Informações sobre a disciplina
Programação de temas e encontros síncronos online
Artigo de leitura inicial
Avisos
Vídeo do Prof. Leyser
Bibliografia principal
Bibliografia complementar
Fórum do tema 1 - Princípios de Neurociências
Vídeo da reunião de abertura e discussão do tema 1
Vídeo - Profs. Leide e Lívia
Mudando paradigmas da educação
A educação e os desafios do nosso tempo
Biblioteca Principal
Fórum do tema 3
Vídeo do tema 5
O que é andragogia?
Aprendizagem significativa - David Ausubel
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 5
Vídeo - Discussão dos temas 2 e 3
Vídeo da Profa. Evelin
Bibliografia
Fórum do tema 2 - Neurociências e carga cognitiva
Vídeo da Profa. Evelise
Bibliografia principal
Fórum do tema 3 - Neurociências e metacognição
Vídeo - Profa. Fabiana França
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 1o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 2o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 3o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 4o enoontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 5o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 6o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 7o encontro
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 6
Vídeo - Reunião - Tema 6
Vídeo - Profa. Ana Sílvia S. Barraviera Ferreira
Vídeo - Sala de Aula Invertida
Sala de Aula Invertida
BLENDED LEARNING & FLIPPED CLASSROOM
Flipped Classroom Model: Why, How, and Overview
Student Guide to flipped classroom
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 7
Tarefa prévia orientada
Vídeo - Profa. Geisa Santana
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 8
Vídeo - Discussão dos temas 7 e 8
Apresentação - PBL - Prof. Gerson
Aprendizagem Baseada em Problema - ABP Definições e Conceitos
Aprendizagem Baseada em Problema - ABP - 7 Passos
Como ensinar ou aprender por meio de situações-problema
PBL: Aprendizagem Baseada em Problemas
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião - Tema 9
Apresentação - Simulação Clínica - Prof. Gerson
Biblioteca Principal
Biblioteca complementar
Vídeo - Profa. Sara Fiterman (UFMA)
Biblioteca Principal
Reunião dos temas 10 e 11 - 08/11/2023
Apresentação - Aprendizagem baseada em projetos
Orientações para estudo prévio e encontro online síncrono
Biblioteca Principal
Apresentação - Aprendizagem colaborativa baseada em casos
Case-Based Collaborative Learning
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião dos temas 12 e 13
Apresentação - Profa. Luciana
Afinal, o que é Design Thinking? E quais são suas etapas fundamentais?
Design Thinking: Soluções Inovadoras
De onde vêm as boas ideias?
Design para pessoas, não para prêmios
Como construir sua confiança criativa
Design thinking e a gravidade zero
Design thinking: solucionando problemas complexos
Por que design thinking funciona? - fonte: Harvard Busness Review
Biblioteca Principal
Apresentação - Mapas conceituais
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião dos temas 14 e 15 - 29/11
Apresentação - Peer Instruction - Profa. Silvia
Biblioteca Principal
Apresentação - Gamificação
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião do tema 16
Vídeo do tema 18
Vídeo do tema 19
Biblioteca principal
Vídeo - Discussão dos temas 18 e 19 - 13/12/2023
Enquete obrigatória final da disciplina
TAREFA FINAL DA DISCIPLINA
Modelo de avaliação da disciplina
Modelo de plano de ensino - UNIFESP
Artigo de leitura inicial ►