Tese de livre docência: O barco, o mar e o timoneiro : processos de projeto e cibernética na cultura digital
O presente texto sistematizado, apresentado como parte dos requisitos para a obtenção do título de Livre-docente, tem como objetivo organizar e atualizar reflexões sobre a organização da informação e comunicação, ligada à cultura digital, em processos de projeto em arquitetura. Interessa, ainda, abordar a Cibernética em sua qualidade de meta-teoria de organização de informação e comunicação, que observa processos produtivos e propõe estratégias de revisão e integração multidisciplinar, visando promover inovação. O texto sistematiza uma seleção de oito artigos acadêmicos, produzidos entre os anos de 2000 e 2017. Organiza-se em quatro capítulos: 01 Formação e Métodos, 02 Educação, 03 Inclusão, e 04 Processo de Projeto. Escritos por mim ou em co-autoria com colegas pesquisadores ou estudantes sob minha orientação, os trabalhos nos quais o texto se fundamenta abordam a temática geral dos processos de projeto na era digital. Os resultados apresentados nos artigos referem-se a atividades de ensino, extensão e pesquisa realizadas no âmbito do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo, e do grupo de pesquisa Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, do IAU-USP -, de cuja coordenação participo, desde 2001.
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