Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
HRB4100 - Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Educação Superior (2023)
Início
Ambientes
2023
HRAC
HRB
HRB4100-2023
Reunião dos temas 18 e 19 - 13/12/2023 - 18 hs
Vídeo - Discussão dos temas 18 e 19 - 13/12/2023
Vídeo - Discussão dos temas 18 e 19 - 13/12/2023
Vídeo - Discussão dos temas 18 e 19 - 13/12/2023
◄ Biblioteca principal
Seguir para...
Seguir para...
Informações sobre a disciplina
Programação de temas e encontros síncronos online
Vídeo de abertura da disciplina
Artigo de leitura inicial
Avisos
Vídeo do Prof. Leyser
Bibliografia principal
Bibliografia complementar
Fórum do tema 1 - Princípios de Neurociências
Vídeo da reunião de abertura e discussão do tema 1
Vídeo - Profs. Leide e Lívia
Mudando paradigmas da educação
A educação e os desafios do nosso tempo
Biblioteca Principal
Fórum do tema 3
Vídeo do tema 5
O que é andragogia?
Aprendizagem significativa - David Ausubel
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 5
Vídeo - Discussão dos temas 2 e 3
Vídeo da Profa. Evelin
Bibliografia
Fórum do tema 2 - Neurociências e carga cognitiva
Vídeo da Profa. Evelise
Bibliografia principal
Fórum do tema 3 - Neurociências e metacognição
Vídeo - Discussão dos temas 4 e 5 - 04/10/2023
Vídeo - Profa. Fabiana França
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 1o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 2o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 3o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 4o enoontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 5o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 6o encontro
Encontros Dialogados sobre Arco de Maguerez - 7o encontro
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 6
Vídeo - Reunião - Tema 6
Vídeo - Profa. Ana Sílvia S. Barraviera Ferreira
Vídeo - Sala de Aula Invertida
Sala de Aula Invertida
BLENDED LEARNING & FLIPPED CLASSROOM
Flipped Classroom Model: Why, How, and Overview
Student Guide to flipped classroom
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 7
Tarefa prévia orientada
Vídeo - Profa. Geisa Santana
Biblioteca Principal
Fórum - Tema 8
Vídeo - Discussão dos temas 7 e 8
Apresentação - PBL - Prof. Gerson
Aprendizagem Baseada em Problema - ABP Definições e Conceitos
Aprendizagem Baseada em Problema - ABP - 7 Passos
Como ensinar ou aprender por meio de situações-problema
PBL: Aprendizagem Baseada em Problemas
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião - Tema 9
Apresentação - Simulação Clínica - Prof. Gerson
Biblioteca Principal
Biblioteca complementar
Vídeo - Profa. Sara Fiterman (UFMA)
Biblioteca Principal
Reunião dos temas 10 e 11 - 08/11/2023
Apresentação - Aprendizagem baseada em projetos
Orientações para estudo prévio e encontro online síncrono
Biblioteca Principal
Apresentação - Aprendizagem colaborativa baseada em casos
Case-Based Collaborative Learning
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião dos temas 12 e 13
Apresentação - Profa. Luciana
Afinal, o que é Design Thinking? E quais são suas etapas fundamentais?
Design Thinking: Soluções Inovadoras
De onde vêm as boas ideias?
Design para pessoas, não para prêmios
Como construir sua confiança criativa
Design thinking e a gravidade zero
Design thinking: solucionando problemas complexos
Por que design thinking funciona? - fonte: Harvard Busness Review
Biblioteca Principal
Apresentação - Mapas conceituais
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião dos temas 14 e 15 - 29/11
Apresentação - Peer Instruction - Profa. Silvia
Biblioteca Principal
Apresentação - Gamificação
Biblioteca Principal
Vídeo - Reunião do tema 16
Vídeo do tema 18
Vídeo do tema 19
Biblioteca principal
Enquete obrigatória final da disciplina
TAREFA FINAL DA DISCIPLINA
Modelo de avaliação da disciplina
Modelo de plano de ensino - UNIFESP
Enquete obrigatória final da disciplina ►