Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
FLM5612 - Ensino e Fundamentos Pedagógicos da Prática Docente na Educação Superior (Preparação Pedagógica) (2020)
Início
Ambientes
2020
FFLCH
FLM
Preparação pedagógica 2o Sem 2020
8 outubro - 14 outubro
Aula 3 - ppt com áudio
Aula 3 - ppt com áudio
Clique no link
Aula 3 8_10 com audio.pptx
para ver o arquivo.
◄ Aula 3 - discussões
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Programa PAE 2o semestre 2020
Aula 1 - Parte 1 (apresentação do curso)
Aula 1 - Parte 2 (apresentação do Estágio)
Apresentação sobre o programa PAE (atualizada)
Dúvidas sobre o PAE
Material Oficina Moodle (módulo básico)
Material Oficina Moodle (módulo intermediário)
Teaching in a digital age - Tony Bates
PPT para as discussões nos grupos
Aula 2 - ppt com áudio
Aula 2 - PDF sem áudio
Aula 2 - áudio da aula
Lousada; Dezutter, 2016
Valente 2014
Schneider et at 2013
Vasileva; Balyasnikova (2019) (Re)Introducting Vygotsky's Thought
Oliveira, M. K. (1992) Vygotsky: alguns equívocos
Laville, A. (2007/2009). Referências para uma história da ergonomia francófona
Suhr 2016
Laville, A. (2004). Historical Landmarks of French Ergonomics
Saujat, F. (2004). O ensino como trabalho. In: Machado, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel.
Bulea, E.; Bronckart, J.-P. (2010). Les conditions d'exploitation de l'analyse des pratiques pour la formation des enseignants
Gravação da aula de 1/10
Aula 3 - discussões
Aula 3 - pdf sem áudio
Aula 3 - áudio
Resenha - Fiorin
Instruções para elaboração de um diário de leitura
BRONCKART, J. P. (2000) Contraintes et libertés textuelles
BRONCKART, J. P. (2005). Restrições e liberdades textuais, inserção social e cidadania
DIAS, A. P. S. (2017). O desenvolvimento da produção escrita de alunos de francês a partir do trabalho com gêneros acadêmicos résumé e note de lecture
DIAS, A. P. S.; LOUSADA, E. G. (2018). O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras.
FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G.(2016) . Ações do laboratório de letramento acadêmico da universidade de são paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro.
GERE, A. R. (2019). Developing Writers in Higher Education: A Longitudinal Study
PEREIRA, R. C. M. (2019). Escrita na Universidade: panoramas e desafios na América Latina
LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O. ; ZAVAGLIA, A . (2017). Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. SCRIPTA.
LOUSADA, E. G.; TONELLI, J. B. ; BARIONI, M. C. (2017). Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA.
MACHADO, A. R. LOUSADA, E. G. (2010) A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do métier
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G. (2010). A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do métier
ROCHA, S. M. (2014). Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem
SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. (1997). Les genres scolaires: des pratiques langagières aux objets d'enseignement.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (1997). Gêneros escolares: das práticas linguageiras aos objetos de ensino.
Gravação da aula de 8/10
Formulário de avaliação ATUALIZADO
Tutorial Moodle
Exemplos de programa
Gravação aula 15/10
Apresentação Professora Juliana Perez
Trabalho final
Aula 3 - pdf sem áudio ►