Também no capítulo 3, você viu que campos magnéticos (como aqueles produzidos por imãs) podem fazer força sobre cargas elétricas em movimento. Nesta atividade interativa você verá a distribuição das linhas de campo magnético produzidos por um imã, e também verá que cargas elétricas em movimento produzem campos magnéticos no espaço ao seu redor (eletroimãs). Finalmente, você verá como nós podemos utilizar esses efeitos para produzir eletricidade através de um gerador, ou transformar a tensão elétrica (voltagem ac) usando um transformador. 
Além de úteis no laboratório, como vimos no experimento de Thomson, os campos magnéticos podem ser explorados num grande número de aplicações importantes do seu dia-a-dia.

Explore todas as opções das simulação abaixo, e se tiver dúvidas não hesite em procurar a ajuda do seu tutor (tanto online, como nos plantões), como também dos educadores na próxima aula presencial. Eles os ajudarão a entender alguns novos conceitos, que serão visto, em detalhe, no curso de eletromagnetismo, do próximo semestre.

Gerador
Clique para Rodar
Última atualização: domingo, 20 mai. 2012, 04:16