Após ler o capítulo 3 e assistir à videoaula, você agora já sabe que existem cargas elétricas e que estas produzem e sofrem ação de campos elétricos e magnéticos. O objetivo desta atividade é familiariza-lo(a) com os conceitos de força e campo elétrico, e mostrar como elas podem afetar o movimento das elétricas. 

Para iniciar as simulações abaixo (basta clicar na figura e executar o programa que será "baixado" em seguida). Lembre-se, para rodar a simulação você precisa ter o aplicativo JAVA instalado na sua máquina (se o programa não rodar, clique aqui para baixar o instalador do JAVA). Note que, dependendo da velocidade de sua conexão com a internet, isso pode demorar alguns alguns minutos. Se você tiver problemas para rodar as simulações online, você pode baixar os aplicativos executáveis diretamente para a sua máquina. Esses arquivos são maiores, e pode demorar um pouco mais para baixá-los, mas dessa forma você poderá executá-los mesmo quando não estiver conectado à internet (dica: você pode organizá-lo num diretório, e tê-los acessíveis a qualquer momento, quando desejar, e também pode usá-los com seus alunos no futuro). 

  • Veja como cargas elétricas produzem campos elétricos no espaço ao seu redor.
charges-and-fields
Clique para Rodar
--------
  • Veja como o movimento das cargas é afetado pela presença de campos elétricos (por exemplo, produzido por outras cargas ou aplicados externamente).

Campo Elétrico dos Sonhos
Clique para Rodar
--------
  • Para os mais esportistas: outra forma de explorar a ação da força elétrica sobre cargas...
(Veja se você é capaz de fazer o Gol...  Divirta-se, a medida que você aumenta o grau de dificuldade!)

Hóquei no Campo Elétrico
Clique para Rodar
Última atualização: domingo, 20 mai. 2012, 04:16