Os transformadores são dispositivos formados por dois ou mais enrolamentos acoplados em um circuito magnético e representa um dos componentes fundamentais que popularizou a adoção da tensão alternada que utilizamos.  Ele permite o acoplamento de circuitos com tensões diferentes. O acoplamento proporcionado pode ser por via exclusiva magnética ou pelo par magnético/elétrico.  De forma geral, ele é popular por permitir a conexão de dispositivos de tensões diferentes. As relações de tensão determina a relação de transformação que também está relacionado com o número de espiras (voltas) do elemento condutor do lado de entrada para o lado de saída do transformador (aliás, há um lado certo de entrada e saída em um transformador?).


Neste laboratório iremos investigar essas características de transformação da tensão e de desempenho do transformador

 Transformador de circuitos eletrônicos

Transformador de distribuição

O transformador representa um dispositivo muito importante no processo de distribuição de energia elétrica em tensão alternada.
Não possui partes móveis, percebendo-se, porém, em seu funcionamento um ruido (zumbido) que se altera na medida em que é exigido mais potência em seu funcionamento.
Foi desenvolvido inicialmente para permitir o transporte de energia elétrica a grandes distâncias por permitir mudanças de tensão. Posteriormente passou a ser utilizado também em circuitos eletrônicos de baixa potência e em outros tipos de aplicações. 
Foi inicialmente desenvolvido por Ottó Bláthy, Miksa Déri, Károly Zipernowsky, a principal personalidade responsável pelo aperfeiçoamento e aplicação foi William Stanley Jr. além de Lucien GaulardSebastian Ferranti.
William Stanley Jr. trabalhou para George Westinghouse em Pittsburgh, Pa, durante os anos 1884 e 1885. A sua principal patente ligada ao transformador foi a Patente E.U.A. 349 611.

Fotos e curiosidades podem ser encontrados neste site


Zuletzt geändert: Donnerstag, 9. November 2023, 16:23