Cronograma das primeiras 4 aulas (mês nro 1)


1ª semana (14/03) – Semana de Recepção aos Calouros – não houve aula.

2ª semana (Aula 1- 21/03) - Apresentação da Disciplina – avaliação, cronograma de atividades.

Orientações para a próxima aula. Dividir os/as alunos/as em 4 grupos de 9 alunos/as ou 10 alunos/as cada.

Cada grupo vai pesquisar sobre um programa diferente (PISA, SARESP, SAEP e ENEM).

Perguntas a serem respondidas e discutidas na próxima aula.

Existem vários exames/programas que avaliam diferentes aspectos da educação. Pesquise sobre os seguintes programas: PISA, SARESP, SAEP, ENEM e responda:


1. O que é ou a que se destina cada um destes exames ou programa acima mencionados?

2. Quando ocorreu o último deles?

3. Qual foi a posição alcançada pelo Brasil (estado de São Paulo, a região onde você vive ou nasceu, São Carlos)?

3. Qual é a idade dos alunos que participam de cada um dos programas acima?

4. Qual é a finalidade de cada programa?

5. Quem é o órgão no Brasil (no estado de SP, na nossa região) responsáel pelo programa em questão?

6. Quais são os domínios avaliados pelos programas?

7. Quando tais programas tiveram início?

8. Traga um exemplo de exercício em cada domínio.

9. Quais países (estados, regiões, cidades) lideram os resultados em cada programa?

"Para todo dado apresentado a fonte deve ser informada".

3ª semana (Aula 2 - 28/03) : Retomar a apresentação de aluno/a que não teve oportunidade de apresentar-se na 2a aula. 

Discussão sobre os programas propostos. Cada aluno/a do grupo deve falar sobre pelo menos um dos itens acima perguntados sobre cada um dos programas propostos. Ao final devemos preparar uma conclusão sobre o que foi estudado (15 minutos finais da aula)

OBS: Cada grupo terá no máximo 20 minutos para apresentar o que trouxe a respeito de cada programa. Pode usar o recurso que desejar, lousa, slides, etc.

Deixar filmes e perguntas para a 4a aula. 

Dividir os alunos em 3 grupos de 13 alunos cada. (últimos 5 min)

Cada grupo deve assistir a um dos 3 filmes que apresentam a educação em países como Finlânda, Chile e Coreia do Sul (países que tem um excelente desempenho no PISA. Chile é o pais com melhor desempenho na América Latina.

 (Finlândia)

 (Chile – melhor da A. Latina)

 (coreia do Sul )

Após assistir o filme, responder as seguintes perguntas sobre o país correspondente:

  1. O sistema de ensino é público ou privado?

  2. Qual é a participação do governo nesse sistema, quanto aos recursos didáticos e interferência nas diretrizes curriculares?

  3. qual a principal diretriz da educação nesse país?

  4. Como esta diretriz surgiu historicamente?

  5. Como é a formação do professor para iniciar na carreira docente?

  6. Paga-se mal/bem ou muito bem a um professor na Finlândia (Coreia/Chile)?

  7. Quais os fatores citados para que haja (ou não) tanta procura pela carreira de professor nesse país?

4a semana (04/04): SEMANA SANTA - não houve aula

5ª semana (Aula 3- 11/04) :

1.  Agendamento da Prova P1: 02 de maio

2. Continuamos a discussão sobre o PISA e realizar a apresentação do grupo de alunos sobre o SARESP. 

3. Fechamento do tema.

4. Iniciamos a discussão de um dos vídeos indicados.

Discussão sobre filmes. Cada grupo deve formar 6 duplas (se necessário 5 duplas e um trio), para responder as questões propostas sobre o filme assistido.


6a semana (Aula 4 -17/04)  (REPOSIÇÃO DE AULA)

1. Discussão sobre os 3 vídeos indicados

2. Deixar o  texto para leitura individual para a próxima aula: Prof. Nilson José Machado, Qualidade na Educação(Capítulo 2). 


6a semana (Aula 5- 18/04) :

1. Finalizar a discussão dos filmes e encerrar o tema.

2. Iniciar a discussão sobre o texto indicado: Qualidade na Educação (Livro Nílson Machado)


7a semana (Aula 6- 25/04)

Discussão sobre o texto indicado: Qualidade na Educação (Livro Nílson Machado)


8a semana (Aula 7- 02/05) :

1. Apresentação do portfólio para a docente responsável.
2. PRIMEIRA AVALIAÇÃO da disciplina.
3. Deixar dois textos (históricos) para a aula da próxima semana. Textos: Braghini e Bontempi e Clarice Nunes.

A classe será dividida em 8 grupos de 5-6 pessoas cada. Cada um dos texto será lido por 4 grupos e apresentado com perguntas e respostas na aula seguinte.

Link para o texto do Braghini e Bontempi - Link 

Link para o texto de Clarice Nunes - Link 


9a semana (09/05): não houve aula (paralisação dos alunos). A aula será reposta no dia 05/maio.


10a semana (Aula 8- 16/05): Apresentação dos dois textos:  Braghini e Bontempi e Clarice Nunes - apresentação das respostas de modo crítico. Questões propostas aqui.

11a semana (Aula 09 - 23/05): Seminário - Tema 1 (ver material compartilhado sobre o tema na Aba Seminários em Grupo)

12a semana (Aula 10- 30/05): Seminário - Tema 2

13a semana (Aulas 11 e 12 - 05/06):  Reposição da aula do dia 09/maio - Seminário - Tema 3 e 4 (ou agendar outra aula extra)

14a semana (Aula 13 - 06/06):  Seminário - Tema 5

14a semana (Aula 14 - 13/06):  Fechamento da disciplina

15a semana (27/06): Finalizar o Portfólio e entrega do mesmo (via edisciplinas). 

16a semana (Aula 15 - 11/07): Segunda avaliação da disciplina. Mais informações serão encaminhadas em data próxima a prova.

 

Last modified: Tuesday, 13 June 2023, 9:17 PM