monitora do núcleo de dança: barbara muglia
- contato: bamuglia@gmail.com

 Lab Arte de Dança

O núcleo de dança proporciona espaços-tempos de sensibilização, percepção, reflexão e discussão acerca da noção de corpo entre educadores a partir de vivências que visam uma maior aproximação das pessoas com a expressão corporal e a dança.
Com isso, pretendemos que os protagonistas dos encontros busquem descobrir a si mesmos enquanto pessoas-artistas, enquanto corpos que são criadores e criações, simultaneamente.


A proposta para este semestre mergulha no universo das brincadeiras infantis e do ser brincante, inspirando-nos no livro GIRAMUNDO e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil (de Renata Meirelles) e no Projeto Território do Brincar (coordenado por Renata Meirelles e David Reeks), cujos registros se apresentam em vídeo e diários no site www.territoriodobrincar.com.br.
A partir destes dois acervos de brincadeiras e brinquedos infantis das crianças do Brasil, vivenciaremos estes brincares e buscaremos estudar as imagens corporais produzidas a fim de criarmos pequenas células coreográficas que contem essas brincadeiras e esse ser brincante para quem assiste.


bibliografia

MEIRELLES, Renata. GIRAMUNDO e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007.
SAURA, Soraia Chung. (Org.). BRINCAR: Um Baú de possibilidades. São Paulo: Instituto Sidarta, 2009.
GARAUDY, Roger. DANÇAR A VIDA. Rio De Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

sobre dança-educação e dança na escola

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

________. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2001.

VARGAS, Lisete A. M. Escola em Dança: Movimento, expressão e arte. Porto Alegre: Mediação, 2007.

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 16:09