Critérios de avaliação
Para ser aprovado na disciplina é necessário possuir frequência maior ou igual à 70% e média final maior ou igual à 5.0. Não há recuperação nesta disciplina.
Frequência
A frequência dos alunos será contabilizada a partir da participação nas atividades práticas. A frequência nas atividades práticas será contabilizada a partir do site de reservas. Para ser aprovado é necessário um mínimo de 70% de frequência.
Notas
A média final será composta da média dos experimentos e da avaliação do projeto, da seguinte forma:
\( M = 0,7 \times ME + 0,3 \times MP \)
onde ME corresponde à média simples dos 3 experimentos regulares. Note que, apesar de o relatório ser em grupo, a nota é individual. Se o professor, durante a correção do relatório, ficar com dúvidas sobre a participação efetiva de cada membro do grupo ele pode solicitar uma conversa com o grupo para tentar individualizar a nota do experimento.
OBS 1: Caso o aluno tenha média menor que 5,0 nos experimentos regulares ele estará automaticamente reprovado.
Notas dos experimentos
A nota de cada experimento será entre 0 e 10, calculada da seguinte forma:
- Até 1 ponto pela entrega das tarefas de acompanhamento propostas em sala de aula durante o experimento
- Até 1 ponto pelo preenchimento do banco de dados no site da disciplina de modo que os grupos possam comparar seus resultados
- Até 8 pontos através da avaliação do relatório entregue no prazo estabelecido no calendário da disciplina.
OBS 2: A nota de cada experimento é computada de acordo com a fração de frequência do aluno nas atividades experimentais.
Média do projeto
\(MP\) é a média do projeto calculada como:
\( MP = (0,4 \times N_P + 0,6 \times N_A ) \times AV \)
onde \(N_P\) é a nota atribuída à proposta de projeto realizada pela turma, \(N_A\) é a nota da apresentação dos resultados obtidos pela turma que executou o projeto e \(AV\) é um fator de avaliação individual de cada membro da turma, de acordo com a sua participação no projeto, entre 0 e 1.