1)O processo de replicação da fita “lagging” é feito em fragmentos curtos e separados, chamados fragmentos de Okazaki, através da inserção de alguns RNA primers para que a DNA polimerase possa realizar sua função de replicação do DNA no sentido 5’ → 3’ (fita nascente). Ou seja, a DNA polimerase precisa de um final 3’ (hidroxila final) para começar sua replicação. No entanto, os primers de RNA colocados nessa sequência precisam ser retirados. De acordo com a informação descrita acima e com o vídeo, responda as perguntas abaixo:

   https://www.youtube.com/watch?v=wf6QiIlGxSg

a)Qual a enzima responsável por retirar os primers de RNA?

b)Após os primers de RNA serem retirados, fica um espaço (gap) na nova fita replicada, como isto é resolvido?

c)No entanto, no final da fita nova fica um espaço o qual não é possível resolver imediatamente com a solução respondida em b. Além disso, se a replicação terminar assim, a nova fita ficaria sem a última parte replicada. Como o processo de replicação resolve isto? Por que não poderia ficar sem este pedaço?

d)Este processo de encurtamento na replicação do DNA, pode levar ao envelhecimento da célula, como demonstrado pela curva cor laranja no gráfico abaixo. Qual a forma de evitar o envelhecimento celular (responda baseado na curva azul)? Se no processo de envelhecimento, ocorre uma mutação, o que pode acontecer e por que (responda baseado na curva lilás)? O seguinte vídeo pode ajuda-los a responder essas perguntas.



   

 (https://www.youtube.com/watch?v=R5YiO6rKr-w)

grafico1




Última atualização: terça-feira, 17 mar. 2020, 22:01