Programação
-
-
Prova Rec Questionário
Prova de recuperação - deve ser feita sem consulta a material ou colegas.
São 2 questões dissertativas e 20 testes, com 2h de duração.
Boa prova!
-
Prova Rec Questionário
Prova de recuperação - deve ser feita sem consulta a material ou colegas.
São 2 questões dissertativas e 20 testes, com 2h de duração.
Boa prova!
-
Aqui estão as notas de todas as atividades das disciplinas. As notas das duas provas foram somadas ao bônus, que levou em conta o número de atividades realizadas no e-disciplinas ao longo do semestre. Para calcular a média final, a soma das provas e bônus foi adicionada às notas das atividades "práticas" e dos trabalhos, e o resultado dividido por 4. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Você pode ver as notas de todas as avaliações (exceto do trabalho) nas próprias atividades no e-disciplinas. A correção tem comentários, quando pertinente, portanto é bom verificar o que faltou ou o que estava errado.
-
Cada grupo vai encontrar um arquivo com as notas e os comentários dos colegas. Quando pertinente, há comentários da professora também.
As notas dadas pelos colegas e as auto-avaliações foram levadas em conta, mas sem uma matemática precisa, já que diferentes grupos avaliaram com maior ou menor rigor. O que prevaleceu foi a nota dada "empiricamente" pela professora.
Qualquer dúvida ou discrepância, entrem em contato!
-
Este forum ficará permanentemente aberto para que os estudantes possam enviar dúvidas sobre o conteúdo ou os exercícios. Os próprios colegas podem responder, e os monitores e professoras podem complementar ou corrigir as respostas.
-
Atividade
Data
(Provas ou entrega de trabalho)Individual/
duplaPorcentagem da nota
P1 (Aulas 1 a 9)
24/04
Individual
25
P2 (Aulas 10 a 18; epigenética)
12/06
Individual
25
Atividades virtuais (Bioinformática, PCR e Tecnologia do DNA recombinante)
Bioinformática: 18/05
PCR e TDR: 15/06
Individual
25
Trabalho
Entrega: 19/06 (via e-disciplinas)
Avaliação por pares e auto-avaliação: 26/06
Dupla
25
-
Usem esse espaço para ajudar com o andamento da disciplina. Comentem sobre o que estão gostando ou não, o que acham das aulas, atividades e avaliações. Obrigada!
-
Atenção especial para as marcações em azul, que foram alteradas em relação à versão anterior do calendário.
-
-
-
Material das aulas presenciais, também disponibilizado no Tidia.
-
Vamos fazer uma atividade online, onde vamos analisar conceitos errados que estão sendo propagados neste tempo de crise, onde as fake news correm soltas. Vai ser uma oportunidade de usarmos nossos conhecimentos de Biologia Molecular e também de Bioquímica para identificar e rebater imprecisões científicas, já que somos alvo de perguntas de familiares e conhecidos, por sermos membros da USP. Acredito que será divertido, aproveitem! Comecem pela atividade, depois vamos para o chat, abaixo.
Vamos também usar o tempo restante para responder dúvidas relacionadas a aula de Transcrição em Bactérias, baseado nas questões 1 a 4 da Lista de Exercícios 5. Ainda estamos aprendendo a usar a plataforma, portanto peço paciência com a formatação dos exercícios ou maneiras de abordar o conteúdo à distância.
-
-
A prova será realizada online no horário da aula, com instruções a serem divulgadas oportunamente.
Caso alguém antecipe problemas com acesso ou conexão, por favor avise com antecedência.
Se algum aluno tiver problemas durante a prova, entre em contato que tentaremos resolver da melhor maneira possível.
A prova vale 25% da nota.
-
Receber uma nota
-
Avaliação substitutiva - Gabriel Arnaut P1 Questionário
-
-
Esta aula será diferente: teremos três vídeos para assistir, um texto (os vídeos e o texto vão ocupar cerca de meia hora) e um pequeno questionário para responder, até sexta-feira, 15/05. A resposta coerente do questionário vai contar como participação (que por sua vez, vale bônus na nota da prova), além do conteúdo poder ser cobrado nas avaliações. Não haverá atividade síncrona no horário da aula de 11/05.
Os vídeos e o texto estão em inglês, mas a linguagem deles é simples e técnica. Qualquer dúvida, entrem em contato!
Se encontrarem bons textos em português, compartilhem com os colegas via Fórum de Plantão de Dúvidas, que fica no topo do site.
Bom trabalho!
PS: materiais adicionais de consulta para quem se interessar para aprender mais:
TEDEx Talk em inglês:
https://www.youtube.com/watch?v=JTBg6hqeuTg&t=67s
-
Uma animação do TedEx explicando de maneira simples a epigenética.
-
Esse documentário narrado por Neil deGrasse Tyson explica o que é epigenética, mostra experimentos e aplicações.
-
Vídeo curto com animações.
-
Um estudo de 2012 mostrou que marcas de metilação em genes relacionados ao metabolismo energético e diabetes podem ser mudadas com apenas 20 minutos de exercício, e que as alterações duram até três horas.
-
-
Chat para tirar dúvidas em 18/05, das 21 às 23h
Entrega da atividade de Bioinformática - Proteínas
-
Na aula de estrutura de DNA, eu falei que não conhecia nenhuma função do Z-DNA. Vivendo e aprendendo! Nesse texto de divulgação de um artigo, uma função do Z-DNA aparece como um marcador de genes que estão sendo transcritos. Este é um exemplo de texto que funcionaria muito bem para o trabalho!
-
-
Esta atividade só deve ser feita por alunos que têm justificativa para não terem entregue no prazo. Caso você ainda não tenha se comunicado com a professora Regina, entre em contato com a justificativa.
-
Receber uma nota
Esta atividade só deve ser feita por alunos que têm justificativa para não terem entregue no prazo. Caso você ainda não tenha se comunicado com a professora Regina, entre em contato com a justificativa.
-
Receber uma nota
-
Esta atividade só deve ser feita por alunos que têm justificativa para não terem entregue no prazo. Caso você ainda não tenha se comunicado com a professora Regina, entre em contato com a justificativa.
Nesta atividade, vocês irão explorar como CRISPR-Cas9 funciona para editar DNA e inativar (“knock out”) os genes através da utilização de um modelo de papel criado por vocês.
-
Leia atentamente as instruções no arquivo anexado, bem como os modelos de trabalho.
04/05
Escolha espontânea das duplas, no link abaixo.
Os grupos estão numerados de 1 a 37. Os dois integrantes de cada dupla devem combinar entre si e escolher o mesmo número. Quem não tiver um parceiro previamente escolhido, escolha um grupo vazio ou com apenas um integrante. Caso um integrante já esteja inscrito, entre em contato antes de escolher.
19/06
23/06
Entrega dos trabalhos
Entrega dos trabalhos (prazo estendido com penalidade na nota)
05/07
Entrega da avaliação por pares e auto-avaliação
Todas as etapas serão feitas pela plataforma e-disciplinas.
O prazo de entrega foi estendido até 23/06, com prejuízo na nota final para entregas a partir de 20/06.
-
O arquivo do trabalho, contendo o texto e a ilustração, deve ser entregue aqui. Apenas um dos membros do grupo precisa fazer o envio. Você pode subir um arquivo e ele pode ser modificado pelo outro membro do grupo até a data final de entrega.
Se o seu texto analisado foi um artigo científico, coloque a referência no texto. Se foi uma reportagem ou artigo de divulgação, forneça o link ou um arquivo adicional com o texto original.
-
Use a tabela anexa para verificar quais grupos você vai avaliar. Os arquivos estão disponíveis também na tarefa.
A Avaliação deve ser feita sobre os seguintes tópicos:
Descrição
Pontuação Máxima
Introdução
2
Desenvolvimento do tema
3
Apresentação gráfica (esquema)
2
Relação com o conteúdo da disciplina
1
Clareza e coerência de ideias
1
Uso adequado da terminologia técnica
1
Os valores para cada tópico devem ser colocados na planilha fornecida, assim como uma justificativa para a nota final dada. Destaque os pontos positivos e o que poderia ter sido melhor, e ainda se ficaram dúvidas em alguns dos quesitos de avaliação.
Após avaliar os grupos dos colegas, utilize os mesmos critérios para fazer a auto-avaliação do seu próprio trabalho e preencha a planilha com os dados. Avalie também a atividade: se foi importante para entender a importância da Biologia Molecular, se você gostou de fazer a pesquisa e montar o trabalho, e o que aprendeu com a avaliação dos trabalhos dos colegas.
Os valores e os comentários devem ser decididos em comum acordo pela dupla. Essa atividade será levada em conta na nota do trabalho (veja abaixo).
Após terminar de preencher a planilha, salve com o número do seu grupo apenas (grupo x) e envie no campo indicado. Apenas um arquivo por grupo será recebido.
IMPORTANTE! Não altere os campos da planilha, pois vamos combinar todas em um único arquivo para que possamos processar as notas e comentários.
A nota final do trabalho será dada pelas professoras, levando em conta a avaliação dos pares. Essa nota valerá 90% e os outros 10% serão dados para a qualidade da avaliação feita pela dupla.
-
A prova será realizada online no horário da aula e foi concebida para ser resolvida INDIVIDUALMENTE E SEM CONSULTA A MATERIAL DE APOIO.
Caso alguém antecipe problemas com acesso ou conexão, por favor avise com antecedência.
Se algum aluno tiver problemas durante a prova, entre em contato o mais rapidamente possível, que tentaremos resolver da melhor maneira.
A prova vale 25% da nota.
-
Receber uma nota
-
-
Apenas os alunos que entraram em contato com a professora e justificaram a ausência nas respectivas provas estão habilitados para resolvê-las.
As provas foram planejadas para serem realizadas SEM CONSULTA A MATERIAL DE APOIO e INDIVIDUALMENTE.
A duração de cada prova é de 1:30h.
-
Receber uma nota
Esta prova apenas poderá ser feita por estudantes que justificaram a ausência e que foram avisados por email.
A avaliação é para ser feita INDIVIDUALMENTE e SEM acesso a material de consulta, e terá a duração de 1:30h.
Qualquer problema, por favor entrem em contato o mais rapidamente possível para encontrarmos juntos uma solução.
Boa prova!
-
Receber uma nota
Esta prova apenas poderá ser feita por estudantes que justificaram a ausência e que foram avisados por email.
A avaliação é para ser feita INDIVIDUALMENTE e SEM acesso a material de consulta, e terá a duração de 1:30h.
Qualquer problema, por favor entrem em contato o mais rapidamente possível para encontrarmos juntos uma solução.
Boa prova!
-