Na Aula 6, havia dito nesse material complementar em como a área da Neurociência é um excelente exemplo de interdisciplinaridade na Ciência. Conseguimos em poucas pesquisas ver essa interdisciplinaridade aplicada com Matemática, Psicologia, Computação, Cultura (parte social, de como as crenças e valores culturais são moldados pelo cérebro), Engenharia, Gastronomia e por aí continua a lista, inimaginavelmente


Nessa Aula, vimos uma área em específica da Neurociência, que busca através dos conhecimentos de modelagem matemática e de algoritmos, simular o comportamento do cérebro (e de suas células, inclusive) em determinadas situações. A grande vantagem desta área é a praticidade oferecida para o estudo do órgão, sem precisar do mesmo - mas apenas seu conteúdo teórico.


Nesse material, eu venho propor para vocês uma outra visão diversificada, e muito útil, sobre como podemos visualizar o comportamento do cérebro. Mais especificamente, o comportamento de um neurônio específico em uma situação aparentemente complicada. A técnica oferecida é o Brainbrow. Nome este que vem da junção entre Brain e Rainbow.




A técnica vem de uma área da Neurociência preocupada na construção de imagens do cérebro a fim de que possamos estudá-los em momento real, de maneira não invasiva. A Neuroimagem.


O seguinte vídeo do canal Caio na Aula, fala mais sobre a técnica e sua área, como também suas aplicações, exemplos, vantagens e desvantagens.




A Neurociência é realmente uma área sensacional. Não me canso de deixar-la me surpreender, sempre. É nessas horas que tenho uma enorme vontade de fazer uma especialização em Neurociência, mesmo sabendo que sou péssimo em Biologia! (risos)



Ultime modifiche: domenica, 23 settembre 2018, 21:02