Nessa atividade vamos explorar como obter informações sobre objetos astronômicos na atualidade. Duas interfaces serão apresentadas: a interface web do Portal CDS (Centre de Données astronomiques de Strasbourg), e a interface VO do software TOPCAT

Os tutoriais de hoje serão focados em obter os dados em si (fotometria, espectros, catálogos etc). Diversos outros tutorias de como fazer data mining em astronomia podem ser explorados no link do EURO-VO project. Para pesquisa de artigos, sugiro o Astrophysics Data System.


Acesso às máquinas do lab

Os dados de acesso para logar nos computadores do lab são:

login                   senha
aga029901          aga0299$01
aga029902          aga0299$02
...
...
...
aga029933          aga0299$33


Recomendamos que usem as dezenas anotadas nos monitores dos computadores. Ex.: No computador 10, usar o login aga029910, e assim por diante.


CDS

Para aprender como procurar dados de um determinado objeto, faremos parte do tutorial The CDS Tutorial, pesquisando dados sobre a galáxia NGC4039. Faremos em lab a seção 3. Fica sugerido, para quem se interessar, que façam as seções 4 a 6 (precisa ter o Aladin instalado).

Obs: nem todas as funcionalidades aparecem em todos os navegadores. Sugiro usarem navegador Chrome. 


Usando o VO pelo Topcat


"O Observatório Virtual (VO, Virtual Observatory) é a visão de que conjuntos de dados astronômicos e outros recursos devem funcionar como um todo contínuo. Muitos projetos e centros de dados em todo o mundo estão trabalhando para esse objetivo".  Tradução livre do texto no site da IVOA - International Virtual Observatory Alliance.

Há diversas formas de fazer uso das facilidades VO, nesse exercício usaremos a interface software TOPCAT (Tool for OPerations on Catalogues And Tables). O Topcat é bastante conveniente para pesquisas VO, manipulação de tabelas e catálogos, e para diversos gráficos.

Para carregar o TOPCAT nas máquinas do lab, é necessário executar no terminal os seguintes comandos:

module avail
module load topcat
topcat

Nesse Lab vamos pesquisar os dados recentemente publicados pelo projeto Gaia para estudar a cinemática de aglomerados abertos. Para tal faremos as seções 1 e 2 do tutorial Exploring Gaia data with TOPCAT and STILTS.


Com o que você aprendeu nesse tutorial, você deve ser capaz de montar um gráfico para visualizar o que Bohlin e Shapley usaram em seus argumentos de que o Sol não estava próximo ao centro da Galáxia. Experimentem com essa idéia e tragam seus gráficos para serem discutidos em sala na próxima aula.

Última atualização: quarta-feira, 24 abr. 2019, 18:46