Duração:

Caso o seminário deve durar até 15 minutos. 


Orientações:

A proposta do seminário é ser um treino acadêmico: imagine que você tem ~15 minutos em uma conferência para passar a sua mensagem sobre um tópico de pesquisa. É necessário saber contextualizar o problema dentro do estudo que estamos fazendo no semestre, e selecionar as informações para passar os aspectos mais importantes, de modo que a mensagem principal do trabalho possa ser realçada. 


Dependendo do texto escolhido como base, pode-se incluir discussões a mais como seu trabalho de IC (desde que haja um contexto e um link para o tópico de base). Se o texto base for muito extenso, a equipe tem liberdade para fazer um corte de conteúdo que caiba no tempo alocado.


Sugestão de estrutura:

Não é necessário seguir uma estrutura rígida de tópicos, mas é importante ter em mente que as seguintes perguntas tem que ser respondidas:


- Introdução: Qual o contexto do assunto que será apresentado? Como essa questão se contextualiza em termos da formação e evolução da nossa ou de outras galáxias? 

- Objetivo: Qual a questão a ser respondida, explorada ou discutida?

- Metodologia: Como a questão foi explorada, abordada, ou estudada? Traz algo de novo em relação a trabalhos anteriores?

- Resultados: Quais os resultados, ou a principal descoberta? Como se compara com o que já se sabia do assunto?

- Conclusão: Qual a mensagem mais importante que vocẽ quer passar? 


Última atualização: segunda-feira, 25 fev. 2019, 17:22