atividade do lab_arte em 2006 no saguão da feusp

Estágios ou estudos independentes nos núcleos do lab_arte são destinados aos educadores em formação inicial (licenciaturas e pedagogia USP). No entanto, também estão ABERTOS a todos os interessados em incrementar sua formação permanente sejam ex-alunos, professores das redes públicas, funcionários e demais membros da comunidade.
- Não é necessária inscrição prévia. Basta escolher o núcleo e comparecer na sala e horário indicados. 
- Fornecemos a certificação das atividades mediante a solicitação por e-mail.

Oficialmente vinculado ao EDA foi aprovado como laboratório didático pela Congregação FEUSP (2006), bem como se constitui como diretório de pesquisa no CNPq agregando professores e investigadores de várias instituições públicas de pesquisa. 


A proposta pedagógica do laboratório também ressalta a importância de garantir espaço tanto para a discussão teórico-experimental como para a mostra de produções artísticas dos próprios alunos em forma de recitais, saraus e intervenções comunitárias nos projetos parceiros.

Tem alicerçado sua abrangência em atividades de cooperação internacional com recebimento de alunos estrangeiros (Espanha e Alemanha), bem como participação de alunos FEUSP em universidades estrangeiras (Espanha, Índia, França, Portugal e Argentina).

Recentemente participou de dois projetos de pesquisa e extensão:

- Proyecto "El imaginario arquetípico a través de imágenes, cuentos y canciones populares en Brasil y España: la tradición popular como reducto vitalizador en tiempos de crisis" - Coordenação da Profa. Dra. Pilar Perez Camarero, Universidad Autónoma de Madrid; no qual o Lab_Arte integra o Grupo Interdisciplinar Cultura, imaginário y Creación Artística.
Financiamento: Santader España - Período 2009/2010.

- Projeto "Arte-educação & cultura brincante na formação de educadores - projeto 568" Financiamento: Pro-reitoria de Cultura & Extensão - Programa Aprender com Cultura & Extensão - Período: 2008/2010.

O Lab_Arte se estrutura atualmente em dezesseis núcleos de vivência e experimentação em:

  1. teatro
  2. dança
  3. música
  4. artes visuais
  5. palavra
  6. educomunicação (sábados)
  7. fotografia (sábados)
  8. narração de estórias
  9. cine de animação
  10. circo
  11. poesia
  12. cinema (sábados)
  13. dramatização de contos tradicionais
  14. história em quadrinhos (HQ)
  15. jogos narrativos
  16. capoeiranças


As atividades regulares do Lab_Arte são:

  • Núcleos de Vivência e Experimentação (semanal)
  • Pensarte (programação quinzenal de colóquios e recitais)
  • Vivências (mensais)
  • Grupo de Estudos (mensal)
  • Reuniões gerais de coordenação (semestral)

São projetos comunitários parceiros onde os alunos desenvolvem oficinas experimentais para além dos muros da FEUSP:

       [  Ylê Setí Associação Nacional do Imaginário

[   Planetário de Bogotá (Colômbia)

[   Universidad Autónoma de Madrid
(cultura, imaginário y creación artística)

[   Universidad Santo Tomas (Colombia)

[   Acciones Imaginárias (Madrid)

[   EMEF Amorim Lima

[   Projeto Cala-Boca Já Morreu

[   Trecho 2.8 - fotografia

[   OCA - Carapicuíba

 

  • Projeto Comunidade São Remo,
  • Projeto Comunidade Vila Dalva e
  • Projeto Serpentes no imaginário infantil (Rio Grande do Sul) com a artista plástica Cláudia Sperb
  • Projeto IEB - Educação - acervos pessoais
  • Aliança pela Infância no Brasil

O Lab_Arte pretende propiciar ações formativas em conformidade com o RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia: 


“Art. 6º A estrutura do curso de Pedagogia, respeitadas a diversidade nacional e a autonomia pedagógica das instituições, constituir-se-á de: 

I - um núcleo de estudos básicos que, sem perder de vista a diversidade e a multiculturalidade da sociedade brasileira, por meio do estudo acurado da literatura pertinente e de realidades educacionais, assim como por meio de reflexão e ações críticas, articulará: 

(...) e) aplicação, em práticas educativas, de conhecimentos de processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial; 

(...) i) decodificação e utilização de códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do trabalho didático com conteúdos, pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos à Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, Artes, Educação Física; 

j) estudo das relações entre educação e trabalho, diversidade cultural, cidadania, sustentabilidade, entre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea; 

k) atenção às questões atinentes à ética, à estética e à ludicidade, no contexto do exercício profissional, em âmbitos escolares e não-escolares, articulando o saber acadêmico, a pesquisa, a extensão e a prática educativa;” (grifos nossos).

Coordenação:

Prof. Dr. Rogério de Almeida (desde 2014)
http://rogerioa.com/ 

Prof. Dr. Marcos Ferreira-Santos (2004 a 2014)

Última atualização: quarta-feira, 12 ago. 2015, 09:05