Artigos:

FERREIRA-SANTOS, M. (2014). O brincar: brincagogia dançante. IV Fórum – “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança. São Paulo: Instituto Cultural Itaú/Balangandança Cia .

 FERREIRA-SANTOS, M.(2010).  O sagrado e a religiosidade como jornada psíquica. Diálogo (São Paulo), v.XV, p.8 - 13.

FERREIRA-SANTOS, M. (2010). Fundamentos antropológicos da arte-educação: por um pharmakon na didaskalia artesã. Revista @mbienteeducação, Volume 3, Número 2, jullho/dezembro, pp. 59-97.

FERREIRA-SANTOS, M. (2010). O sagrado e a religiosidade como jornada psíquica. Diálogo (São Paulo), v. XV, p. 8-13.

FERREIRA-SANTOS, M. (2010). Ancestralidade do Barro: cangomas da afrodescendência. Espiral negra: ciência e movimento. Perus: Edições Toró, p. 3-17.

FERREIRA-SANTOS, M. A supervisão e o direito à educação: além do texto e aquém do tecido. Revista APASE, ano VIII, n.o 10, p.43-53, maio, 2009.

FERREIRA-SANTOS, M. Cantiga leiga para um rio seco: mito e educação. Suplemento Pedagógico APASE (São Paulo), Aprendizagem e Escola, ano IX, n.o 23, abril de 2008, p. 5-8.

FERREIRA-SANTOS, M. Espaços crepusculares: poesia, mitohermenêutica e educação de sensibilidade. Revista @mbienteeducação (São Paulo), volume 1, número 1, jan/julho 2008. Disponível em: http://www.cidadesp.edu.br/old/revista_educacao/pdf/volume_1/art10marcos.pdf

FERREIRA-SANTOS, M. (coord.); RIBEIRO, Amanda; LIBERTI, Leonardo; LEMOS, Marília; ARENHÖVEL, Sophie & MEDRADO, Vinícius. Cantos da Educação: mito, antropologia sonora & diversidade na formação docente. São Paulo: FE-USP, Anais da 5a. Semana de Educação: A USP e a formação docente, novembro de 2007. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/semana07/anais.asp

FERREIRA-SANTOS, M. (coord.); SOARES, Grácia de Lima; SOARES, Donizete; SOARES, Isis Lima; CASELATTO, Mariana & LUNA, Tiago (2007). Educomunicação na formação inicial de professores. São Paulo: FE-USP, Anais da 5a. Semana de Educação: A USP e a formação docente, novembro de 2007. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/semana07/anais.asp

FERREIRA-SANTOS, M. Paradigmas de profissionalização, estigmas da profissão e enigmas da profissionalidade em educação. Revista APASE (São Paulo), v.7, p. 26-32, 2007.

FERREIRA-SANTOS, M. A mulher na visão de um filósofo. Atibaia: Prefeitura da Estância de Atibaia, 2.o seminário da Mulher - o corpo e a identidade feminina, 2007, pp. 2-8.

FERREIRA-SANTOS, M. Oikós: topofilia, ancestralidade e ecossistema arquetípico. Anais do XIV Ciclo de studos sobre o Imaginário - Congresso Internacional: As dimensões imaginárias da natureza. Recife: UFPE/Associação Ylê Setí, 2006, pp. 41-71.

FERREIRA-SANTOS, M. Mari, Pachamama e Ñandecy: matrialismo basco, quechua e guarani e seus desdobramentos sócio-ambientais e eco-pedagógicos. Anais do XIV Ciclo de studos sobre o Imaginário - Congresso Internacional: As dimensões imaginárias da natureza. Recife: UFPE/Associação Ylê Setí, 2006, pp. 94-113.

FERREIRA-SANTOS, M. Crise política: perigos e possibilidades para a democracia e para a educação. Revista APASE (São Paulo), v. 5, p. 31-34, 2006.

FERREIRA-SANTOS, M. Humanitas: o cidadão educador e as relações de poder - possibilidades e limites da educação escolar.. Revista Apase, São Paulo, v. IV, n. 04, p. 19-22, 2005.

FERREIRA-SANTOS, M. Arte-Educação, Imaginário & Comunidade: as faces de um mesmo rosto. Cadernos de educação, Cuiabá, v. Edição, n. Especial, p. 53-70, 2005.

FERREIRA-SANTOS, M. A cultura das culturas no ensino médio: percursos formativos da escola da vida na vida da escola. Boletim Ensino Médio, Brasília, p. 34-44, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. Aprendizagens Mestiças: o dever, o fazer, as teorias e as utopias da Supervisão de Ensino. Revista Apase, São Paulo, v. III, n. 3, p. 58-62, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. Educação de Surdos e Corporeidade: Do Silêncio ao Grito na Gesticulação Cultural. Espaço Informativo Técnico Científico do Ines, Rio de Janeiro, v. 21, n. jan-jun, p. 24-38, 2004. 

FERREIRA-SANTOS, M. A Sacralidade do Texto em Culturas Orais. Diálogo Revista de Ensino Religioso, São Paulo, v. IX, n. 35, p. 14-18, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. Subjetividade e Educomunicação: matizes antropológicos. Educom Rádio, http://www.educomradio.com.br/, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. As Sandálias da Paz: Francisco e Gandhi. Diálogo Revista de Ensino Religioso, São Paulo, v. IX, n. 36, p. 50-51, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. Música, Memória & Espaço no Cortiço Vivo. Editora Zouk Textos Complementares, S.P.: www.editorazouk.com.br, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. A Cultura das culturas no ensino médio. Editora Zouk Textos Complementares, S.P.: www.editorazouk.com.br, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. Mitohermenêuticas do espaço em cidades históricas (Toledo, Porto, Ouro Preto e Mariana). XIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, 2004, Recife. Cadernos de Resumos. Recife : Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2004. p. 90-91.

FERREIRA-SANTOS, M. Dos silenciados ao silêncio conquistado: como os surdos nos educam. In: Seminário Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar, 2004, Rio de Janeiro. Anais do Congresso INES Seminário Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro : INES - MEC, 2004. p. 13-16.

FERREIRA-SANTOS, M. Educação e Razão Sensível na Paisagem Escolar. In: Seminário Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar, 2004, Rio de Janeiro. Anais do Congresso INES Seminário Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro : INES - MEC, 2004. p. 213-223.

FERREIRA-SANTOS, M. Educação de sensibilidade: crepusculário & mitohermenêutica. Editora Zouk Textos Complementares, S.P.: www.editorazouk.com.br, 2004.

FERREIRA-SANTOS, M. Cultura Imaterial e processos simbólicos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, São Paulo, v. 14, p. 139-151, 2004.

 

FERREIRA-SANTOS, M. Educação & Ética: uma ação reflexiva e uma reflexão ativa. Revista Apase, São Paulo, v. II, n. 2, p. 31-34, 2003.

FERREIRA-SANTOS, M. A Pequena Ética de Paul Ricoeur nos caminhos para a gestao democrática de ensino: refletindo sobre a supervisao, a diretoria de ensino e a escola. Suplemento Pedagógico Apase, Sao Paulo, v. II, n. 11, p. 1-6, 2003.

FERREIRA-SANTOS, M. Mitohermenéutica de la Fiesta en Ameríndia: diálogos con la Ancestralidad. In: Jaia eta Sozietatea, Arte eta Kulturako IV. Topaketak, 2003, Bilbao: Euskal Herriko Unibertsitatea (Universidad del País Vasco), 2003. p. 18-18.

FERREIRA-SANTOS, M. Harmonizando Caminhos: Sapateiros, Tecelões e Peregrinos. Revista Apase, São Paulo, v. I, n. 1, p. 28-33, 2002.

FERREIRA-SANTOS, M. A Cultura das Culturas: Mytho e Antropologia da Educação. Cadernos de Educação Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, v. 11, n. 18, p. 135-152, 2002.

FERREIRA-SANTOS, M. Por uma razao sensível na velha educaçao de sensibilidade. Cadernos de Educaçao, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 37-51, 2002.

FERREIRA-SANTOS, M. Novas Mentalidades e Atitudes: Diálogos com a Velha Educação de Sensibilidade. Jornal da Apase, São Paulo, v. XII, n. 92, p. 08-11, 2001.

FERREIRA-SANTOS, M. Ursprungsklärung: Arte & Pessoa na Comunicação das Culturas. Portal Psicologia, São Paulo, 2001.

FERREIRA-SANTOS, M. A Interpretação da Luz na trilha dos trilhos de Marcelo Scandaroli. Caderno de Programa e Resumos do II Encontro Sobre Imaginário Cultura e Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 25-26, 2000.

FERREIRA-SANTOS, M. Troca de Pele das serpentes nas xilogravuras de Cláudia Sperb. Catálogo do Museu do Trabalho de Porto Alegre, Porto Alegre/RS, v. 1, n. 1, 2000.

FERREIRA-SANTOS, M. ; CANTER, Henrique Moisés . Cultural Development: Education & Cultural Dissemination. Memórias do Instituto Butantan, São Paulo, v. 57, p. 18-20, 1998.

FERREIRA-SANTOS, M. & SPERB, Cláudia . A Serpente no Imaginário Infantil: Arte & Ciência na produção artística de crianças. In: Feira Infantil de Arte: Niños y Profesores unidos por el Arte, Jacareí/SP : Secretaria Municipal de Educação, 1998. p. 19-20.

FERREIRA-SANTOS, M. O Labirinto das Serpentes: Xilogravuras de Cláudia Sperb. Programa Resumos do I Encontro Sobre Imaginário Cultura Educação, São Paulo/SP, v. 1, n. 1, p. 67-68, 1998.

FERREIRA-SANTOS, M. ; CANTER, Henrique Moisés . Cultural Development. Memórias do Instituto Butantan, São Paulo, v. 56, p. 14-15, 1997.

FERREIRA-SANTOS, M. Francis Bacon: A Instauração Inacabada ou Da Agulha de Marear. Revista da Universidade de Guarulhos, Guarulhos/SP, v. II, n. 1, p. 37-43, 1997.

FERREIRA-SANTOS, M. Ciência e Imaginário na Ação Pedagógica do Instituto Butantan: mitogênese das Pedagogias Crepusculares - Estudo de Caso à Luz da Antropologia Filosófica Personalsita. Estudos e Documentos, São Paulo, v. 39, p. 133-152, 1997. 

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 23:44