núcleo de narração de estórias

profa. ms. fabiana pontes rubira
contatos: fabianarubira@hotmail.com

quintas-feiras - sala 130 - 18 às 19h30

• para acessar a dissertação de mestrado com a base teórica das concepções e experimentações na arte poética de narração de estórias: icon_pdf


Objetivos:

Esses encontros visam possibilitar uma aproximação e identificação das pessoas com o ato de contar e ouvir estórias. A partir de experimentações, vivências e discussões teóricas relacionadas à narração de estórias de tradição oral de origens diversas, a intenção é promover uma incorporação de conhecimentos que nos mostrem algumas das possíveis funções desse ato ancestral, que desde os primórdios da humanidade mantém uma estreita ligação com o ensinar e o aprender. Essas vivências buscam levar cada um a descobrir suas próprias potencialidades como contador de estórias e histórias.

Conteúdo:
• As estórias e as histórias de cada um
• Um possível percurso para um narrador de estórias
• A oralização das estórias
• Ritmo e cadência na narração de estórias
• A palavra sonora: uma voz que soa e ressoa dentro de nós – uma reflexão sobre a palavra criadora, sobre o ser como arte em obra e sobre uma educação de sensibilidade

Bibliografia
:

BENJAMIN, Walter. “O narrador”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. Volume 1.
CASCUDO, Luis da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª. Edição. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
CERQUEIRA, Esther Pedreira de. Brincadeiras de Roda, Estórias e Canções de Ninar. Arranjos do maestro Antônio Madureira. São Paulo: Eldorado / Sony Music , 1983.
FERREIRA SANTOS, M. A Sacralidade do Texto em Culturas Orais. Diálogo Revista de Ensino Religioso, São Paulo, v. IX, n. 35, p. 14-18, 2004.
HORTÉLIO, Lydia. Abra a Roda Tin do lê lê. São Paulo: Brincante Produções, (sem referência ao ano).
MACHADO, Regina. “No tempo em que não havia tempo”. In: GIRARDELLO, Gilka (org.). Baús e chaves da narração de histórias. Florianópolis: SESC/SC, 2004.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
MENESES, Adélia Bezerra de. “Do poder da palavra”. In: Partes – a sua revista virtual. Ano I, no. 9, dezembro de 2000, (http://www.partes.com.br/educacao09.html). Fontes, 1999.
MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio: crônicas e depoimentos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001.
NOVAES, Íris Costa. Brincando de Roda. Arranjos do maestro Antônio Madureira. São Paulo: Eldorado / Sony Music, (sem referência ao ano).
ORTIZ, Estrella. “Ler, interpretar, recitar...” In: GIRARDELLO, Gilka (org.). Baús e chaves da narração de histórias. Florianópolis: SESC/SC, 2004.
RUBIRA, Fabiana de Pontes. Contar e ouvir estórias: um diálogo de coração para coração acordando imagens. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da USP, 2006.
TAHAN, Malba. A arte de ler e contar histórias. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Conquista, 1961.
YASHINSKY, Dan. “Isto me lembra uma história”. In: The Globe and Mail. Toronto, 13/07/85, 1985. Tradução de Regina Machado.
YASHINSKY, Dan. Suddenly they heard footsteps: storytelling for the twenty-first century. Toronto: Vintage Canada, 2005

Sugestões de filmes:

Narradores de Javé – Eliana Caffé
Peixe Grande e suas histórias maravilhosas – Tim Burton
Kiriku e a feiticeira – Michel Ocelot
As aventuras de Azur e Asmar – Michel Ocelot
A viagem de Chiriro – Hayao Miyazaki
O castelo animado – Hayao Miyazaki
Ponyo – Hayao Miyazaki
Em busca da Terra do Nunca – Marc Forster
Fahrenheit 451 – François Truffaut
O jardim secreto - Agnieszka Holland
O labirinto do fauno - Guillermo Del Toro

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 22:14