Estudo de caso 2 - Ler
Fábrica de Velas Wedgewood
Determinando o custo conjunto (Joint Cost) e o custo por produto (By-Product)
“Entre, Li” chamou Josey, cobrindo o microfone de seu telefone. “Eu termino em um minuto”.
Li sentou-se em silêncio, apreciando a vista pela janela da sala enquanto aguardava sua chefe para terminar a conversa. Após alguns minutos, ela ouviu Josey se despedir e voltar sua atenção novamente para o escritório. “O que posso fazer por você, Josey?” ela perguntou.
Josey sorriu. “Tenho uma importante tarefa para você, Li. Uma que eu acho que você vai gostar. Estamos pensando em iniciar uma linha especial de velas feitas de cera de abelha no lugar da parafina. Não é barato, mas é ecologicamente sustentável e deve atender aos nossos clientes que preferem produtos sustentáveis”.
“Nós temos mantido contato com um possível fornecedor, mas nossas negociações encontraram um obstáculo, e é aí que você entra”.
Li demonstrava confusão em seu rosto. “Por que você precisa de uma analista contábil para resolver um problema de negociação? ” Ela perguntou.
“Fico feliz que tenha perguntado”. Josey sorriu novamente. “Parece que o Sr Caleb Jefferson, proprietário do apiário, nosso possível fornecedor, não tem ideia de quanto deve cobrar pela cera de abelha. Nós fizemos todos os tipos de ofertas, mas ele está preocupado que nós o estejamos enganando. Ele mesmo quer ver os números, e é aí que você entra, Li”.
“Você quer que eu mostre para ele os valores da oferta? ” Perguntou Li.
Josey sorriu novamente. “ Não Li, eu quero que você veja os números do Sr Jefferson com ele para que ele possa realmente entender seus custos e tomar uma decisão”.
“Você está me mandando para trabalhar para o Sr Jefferson? ” Li parecia alarmada. “Não estou fazendo um bom trabalho aqui? ”
Josey suspirou. “Deixe-me explicar novamente. Em primeiro lugar, não estou demitindo você e não estou transferindo você para outra empresa. Como demonstração de boa fé em nossas negociações, nosso time de executivos ofereceu ajuda para calcular os custos do produto do Sr Jefferson para que ele fique confortável e tome uma decisão com relação à nossa oferta. Ele é um especialista em abelhas, mas muito ruim com números. Sendo assim, enviarei você para calcular os custos dele com mel, cera de abelha, favos de mel e própolis, e, então, demonstrar-lhe seus cálculos. Faz mais sentido agora? ”
Li concordou com a cabeça. “Bom”. Josey continuou, “Você conhece algo sobre apicultura? ” Li chacoalhou a cabeça querendo dizer que não conhecia nada. Josey concordou, “Eu também não, mas aqui tem algumas informações sobre diferentes produtos comercializados pelos apicultores”. Ela entregou à Li algumas páginas com anotações. (Essas são intituladas Informações sobre Apiários e estão no final desta atividade - VIDE).
Josey continuou, “Aqui estão os números da produção que providenciei. ” Ela entregou à Li uma série de figuras. (Este é a planilha Excel intitulada: C6 Joint and By-Product Costing). “Os totais de produção dele no último ano...” Ela pausou enquanto digitalizava suas anotações. “Ah, aqui estão. Ele teve um gasto total de $65.000 com a produção no último ano com custos não identificáveis. Após separar os diferentes produtos, ele continua a fabricar e vender o mel em potes para lojas locais e compradores individuais. Ele realmente deve processar a cera ainda melhor porque ele ganharia mais dinheiro, mas ele não tem o capital para adaptar suas operações para aquecer e extrair a cera. O favo de mel dá a ele o mesmo lucro se ele vende a granel ou processa e envasa para vender os potes no varejo. A tendência é que ele venda tudo a granel, porque ele não acha que o trabalho extra para processar e envasar vale a pena. O própolis ele não consegue processar, então ele vende apenas o que acumula em cada mês. Ele usa o método da margem bruta para contabilizar 100% dos custos de seus subprodutos. Josey notou o olhar confuso de Li. “Significa que ele não rateia seus custos aos subprodutos, apenas aos produtos principais. Normalmente, o método do valor realizável líquido (net realizable value method) é bem simples quando alguns produtos sofrem algum processamento adicional após processamento comum,enquanto que outros não. Talvez esse seja o único a se usar. Sr Jefferson virá aqui na quinta-feira de manhã, por volta das 11:00 para conversar sobre os números com você, então tenha certeza que estará pronta. ”
Li concordou com a cabeça novamente. “Estarei pronta”.
“Bem, caso tenha algum problema ou dúvida, me avise. ”
Rápida Revisão:
Muitos processos de produção terminam gerando mais de um produto. Por exemplo, serralherias produzem vários tamanhos e tipos de produtos com a madeira, mas também geram pedaços de madeira e serragem que podem ser vendidos ou usados na produção de outros itens. Outro bom exemplo é a mineração. A maioria das minas tem como foco principal determinado metal (cobre ou prata por exemplo), mas durante o processo de mineração para o metal buscado, eles encontram outros tipos de metais que também são comercializados. Os produtos que são o foco principal do processo são chamados produtos principais, enquanto os demais são denominados subprodutos, essa classificação é feita geralmente baseada na receita produzida por cada produto. Outro exemplo, na produção de carne serão vendidos alcatra, picanha, costela e outros cortes da carne como produtos primários. Durante o processo podem ser gerados outros produtos como hambúrguer, o fígado, os restos para fabricação de ração para cães e até mesmo os ossos para produção de fertilizantes. Esses produtos podem ser classificados em produtos principais e subprodutos, dependendo da receita gerada. Um item considerado um subproduto pode passar a ser considerado um produto principal, dependendo do crescimento do mercado.
Após classificar os produtos entre principal e subproduto, o próximo passo é alocar os custos da produção de um mesmo processo entre os vários itens que são produzidos. De qualquer forma, são produzidos múltiplos itens durante um mesmo processo, deve-se encontrar uma forma de alocar os custos para todos os produtos criados. Por exemplo, o custo de entrar na floresta, cortar árvores, transportá-las para a serralheria são todos custos para uma serralheria. Enquanto desempenhamos essas atividades, nós não sabemos quanto tempo foi gasto para produzir uma placa de madeira ou um saco de serragem, pois ambos foram obtidos no mesmo processo. Sendo assim, precisamos classificar os custos pelos preços de venda ou pelos gastos para descobrir quanto foi alocado para cada produto. Existem diversos métodos para alocar esses custos, por unidade, pelo valor realizável e no final devemos lembrar que todos os custos de produção em comum são rateados quando o processo termina.
Alocando os custos de forma conjunta
“Eu não sei, Li” disse Jordan com uma cara carrancuda. “Eu não sei se ele irá entender. ”
“Por quê não? ” Perguntou Li defensivamente. “Eu fiz tudo corretamente, mostrei meu trabalho cuidadosamente. Até mesmo alguém que não entende nada de contabilidade poderia entender o trabalho. ”
Jordan levantou as mãos. “Não me entenda mal. Seu trabalho está fantástico, mas pelo que a Josey disse eu não acho que esse cara irá aceitar os primeiros números que você mostrar para ele. Acho que você deveria apresentar vários métodos e deixar que ele mesmo escolha qual se sente mais confortável em usar. ”
Li pensou por um momento e concordou. “Você acha que eu devo mostrar para ele como fiz os cálculos finais. ”
Jordan concordou. “Isso mesmo. O método de valor realizável líquido é o mais simples de usar, mas ele também parece simples demais. Talvez você deva mostrar algo mais complexo...”
Li deu um salto. “Você me deu uma boa ideia! Irei mostrar para ele o método Margem bruta constante (Constant Gross Margin) e depois ele encontrará a forma mais fácil de aceitar. ”
Jordan então disse. “Não sei se ele irá preferir esse método. Apenas acho que ele deve ser informado para que possa escolher qual método prefere usar para seu negócio. Isso mostrará que estamos agindo de boa fé. ”
“Certo. Irei fazer isso. Obrigado pela sugestão. ” Disse Li.
Rápida Revisão:
O método Constant Gross Margin (Margem bruta constante) é outra forma comum de alocar custos de processos de produção. Segundo esse método, deve-se iniciar pelas receitas totais de vendas de cada produto e subtrair os custos identificáveis, obtendo a margem bruta de todos os produtos e subprodutos. Assim pode-se obter um percentual dividindo a margem bruta pela receita total de vendas.
Determinando a rentabilidade
“Veja Sr Jefferson, esses cálculos mostram claramente que a oferta de nossa empresa é mais do que justa. ”
Envie a planilha com os dois métodos preparados pela Li para a Josey e inclua no relatório final da disciplina.
Sr Jefferson olha com uma cara fechada. “Claro que mostram. Caso contrário você não os mostraria para mim. ” Ele pausa por um minuto. “Claro, olhando para a matemática eu não vejo nenhum problema com seus cálculos. Eles fazem sentido... não fazem? ” Li concorda com a cabeça, mas se mantém em silêncio enquanto Sr Jefferson continua a pensar. “Gostaria que você me respondesse mais algumas perguntas, só para ter certeza. ”
Li conteve um suspiro e sorri. “Claro. O que mais o senhor gostaria de verificar? ”
“Bem, gostaria de saber qual o resultado se você aumentar o preço da cera de abelha em $1,00 e também o que acontece com o preço antigo se eu dobrar minha produção. Você consegue fazer isso com sua planilha Excel? Podemos fazer outras simulações de preço ou produção e obter a resposta automaticamente? ”Inclua a resposta no relatório final da disciplina.
[O que está em sublinhado são as informações ou perguntas Guia do estudo de caso. Vai ajudar a solução do problema]
“Com minha planilha, não vejo nenhum problema. ”
Rápida Revisão:
Um desafio desses métodos é que eles são baseados em uma situação corrente da companhia. Caso o preço de vendas mude, ou a quantidade demandada se altere, então não somente o lucro muda, mas também a alocação de custos. Uma forma de controlar esse problema é configurar as planilhas no Excel para que qualquer alteração seja prontamente incorporada. O fato é que se você utiliza as fórmulas ligadas adequadamente então os rateios levam alguns segundos para serem atualizados quando a informação atualizada é recebida.
INFORMAÇÕES SOBRE APIÁRIOS
Uma fazenda de abelhas é chamada de apiário. Os apicultores criam as colmeias em caixas retangulares e portáteis. Devido aos fazendeiros e proprietários de pomares necessitarem de polinização em seus campos, e devido à redução da população de espécies polinizadoras (incluindo abelhas, morcegos, pássaros entre outras espécies), eles se aliam aos apicultores para colocar colmeias em seus campos. Algumas vezes os apicultores fazem isso gratuitamente, em outros casos os apicultores cobram pelo serviço. No caso das operações do Sr. Jefferson, ele não cobra por colocar as colmeias.
Abelhas geralmente não voam muito além do que 3 milhas de distância da colmeia. No entanto, caso somente uma cultura é colocada naquela área – laranjas, por exemplo – o mel pode ser considerado daquela cultura (mel de flores de laranjeira).
Os principais ativos envolvidos na criação de abelhas são: as colmeias, roupas especiais protetoras, fumegador – utilizado para pacificar as abelhas com fumaça durante a coleta do mel- e as rainhas.
Adicionalmente, as receitas são obtidas por meio da venda de alguns produtos, são eles:
- Mel: principal produto da colmeia
- Cera de abelha
- Favo de mel
- Própolis
- Geleia Real
O Sr Jefferson ainda não encontrou mercado para o serviço de polinização e para a geleia real. Ele está buscando esses mercados ao mesmo tempo em que analisa a possibilidade de fornecer a cera de abelha para a empresa Wedgewood.