Nessa tarefa, o grupo de alunos deve elaborar o projeto detalhado do hardware das entradas e saídas digitais de seu dispositivo.

Caso o dispositivo tenha mais de uma entrada ou saída, mas que são do mesmo tipo, não é necessário descrever cada um dos circuitos elétricos, apenas um por tipo.

Os grupos devem apresentar a especificação de cada entrada em termos de tensão máxima suportável, nível ou tensão máxima de isolamento galvânico e tensão nominal. Informações adicionais dos limites mínimos e máximos de tensões equivalentes aos níveis lógicos alto ou baixo, e o atraso de detecção desse nível, serão valorizadas.

O mesmo deve ser feito para o circuito de uma saída digital, que deve ser projetado conforme uma especificação básica a respeito da tensão nominal do seu contato de saída, a corrente máxima de manobra, sua natureza (normalmente aberta ou fechada ou ambas), sua tecnologia (eletromagnética com contato seco, saída em estado sólido com transistor, etc), o nível de isolação galvânica da saída, o tempo para fechamento ou abertura do contato, etc.

Para simplificar os cálculos e o projeto, considere os componentes internos de seu dispositivo como estando alimentados por uma fonte de 5,0V, DC, que os sinais de interesse para manobra da saída digital tem níveis lógicos no padrão TTL de 0 a 5,0V DC, e que o sinal de saída do circuito detector da entrada digital também deve ser em padrão TTL de 0 a 5,0 V.

O circuito elétrico de uma entrada e uma saída devem ser descritos em um esquemático detalhado, realizado em ferramentas de engenharia, tais como softwares de esquema ou simulação​ (tina spice, upverter, Altium, Eagle, Protheus, Multisim ou similar). O dimensionamento de resistores, capacitores, indutores, transistores, etc. deve ser apresentado na forma de um pequeno memorial de cálculo. Os componentes selecionados devem apresentar valores comerciais, aproximados dos valores calculados no memoria . Os alunos devem citar os nomes e as especificações básicas dos componentes no esquema, e os datasheets dos mesmos devem guardados para consulta futura. Para conhecer custos, e a disponibilidade comercial de um ou outro componente, podem ser usados sites de revendores internacionais, como a digikey, mouser, element14 ou octopart.



Última atualização: quinta-feira, 6 abr. 2017, 13:30