Termodinâmica computacional é o nome dado a uma parte da termodinâmica aplicada que começou a se desenvolver em 1969, com o trabalho pioneiro do Prof. Larry Kaufman.

Ao contrário do que o nome sugere, a termodinâmica computacional não se restringe apenas ao uso de computadores para calcular diagramas de equilíbrio. De fato boa parte dos trabalhos desenvolvidos sob esta chancela se ocupa do desenvolvimento de bancos de dados a partir de dados experimentais, obtidos pelo próprio autor ou a partir da literatura.

Esta disciplina está organizada na forma de aulas semanais em que  alguns exemplos (até cinco) de aplicações serão discutidos em classe. Estes exemplos serão posteriormente trabalhados pelo aluno na forma de exercícios, que deverão ser entregues pelo sistema Moodle. O número de exemplos trabalhados depende da dinâmica da classe.

Como descrito na ementa do curso, seu outro objetivo é discutir e retrabalhar alguns conceitos vinculados a Diagramas de Equilíbrio e Termodinâmica de Materiais em geral, que o aluno já aprendeu em outras disciplinas do curso. É da experiência do docente que o uso das técnicas de termodinâmica dos materiais permite uma melhor fixação destes conceitos para os alunos.
Última atualização: segunda-feira, 15 fev. 2016, 14:54