Pensar no tamanho dos objetos do nosso dia-a-dia não é uma tarefa difícil. Isso se explica porque ao longo da vida, nosso cérebro se aproveita de experiências pessoais para formar referenciais espaciais. Se eu te perguntar qual a altura média de uma geladeira, você provavelmente irá responder de acordo com o seu campo de visão.


Porém, pensar o tamanho das coisas do Universo é um verdadeiro desafio. Abstrair quão pequeno é um átomo, e quão grande são as distâncias entre os planeta, não é nada intuitivo. Pensando nisso, e como gacho da aula de Nanotecnologia aplicada, irei apresentar 3 conteúdos que buscam explorar justamente o tamanho das coisas!


O primeiro vídeo é curto, e explora a escalas partindo do referencial do ser humano, seguindo até o fim do Universo observável, e depois diminuindo até o tamanho do núcleo de um átomo.




O segundo, entretanto, inicia a sua viagem de escalar a partir do mundo subatômico (das entidades físicas que compõem os átomos!). Neste, há um pequeno discurso filosófico no final, que foge do escopo deste material.




E, por fim, um bônus especial. Eu havia dito no começo do texto que não é nada intuitivo imaginar as distâncias entre os planetas (quem dirá das galáxias no Universo!). Porém imagina agora casar essa abstração com o tempo que a Luz leva para viajar entres essas distâncias? O seguinte site explora justamente isso!


Nele, você consegue explorar o vácuo presente no nosso Sistema Solar. Com a opção de viagem na velocidade da Luz, você experiência o tempo que levaria para ir do Sol até Vênus, por exemplo. Uma verdadeira mistura de vários conceitos físicos em um único experimento visual simples. Sem dúvida nenhuma, o meu favorito no assunto.


E aí, já recuperou o seu fôlego? Eu ainda não hahahaha :)

Modifié le: dimanche 19 août 2018, 16:46