lab_arte - laboratório experimental de arte-educação e cultura
O Lab_Arte é um laboratório didático , diretório de pesquisa
em pós-graduação e atividade permanente de cultura & extensão da FEUSP
criado em 1994 por iniciativa das alunas e alunos de Pedagogia para tentar
suprir uma importante lacuna nos itinerários de formação de educadores (cursos
de licenciaturas, pedagogia e comunidade) com forte lastro teórico, mas a
partir de experimentações e vivências nas várias linguagens artísticas, numa perspectiva antropológica, em mais de uma
dezena de núcleos experimentais, levando em conta a diversidade cultural,
étnica e artística, exercitando a auto-formação.
auditório helenir suano - sala 130 - bloco B - feusp - avenida da universidade, 308
Estágios ou estudos independentes nos núcleos do lab_arte são destinados aos educadores em formação inicial (licenciaturas e pedagogia USP). No entanto, também estão ABERTOS a todos os interessados em incrementar sua formação permanente sejam ex-alunos, professores das redes públicas, funcionários e demais membros da comunidade.
- Não é necessária inscrição prévia. Basta escolher o núcleo e comparecer na sala e horário indicados.
- Fornecemos a certificação das atividades mediante a solicitação por e-mail.
∞
Oficialmente vinculado ao EDA foi aprovado como laboratório didático pela Congregação FEUSP (2006), bem como se constitui como diretório de pesquisa no CNPq agregando professores e investigadores de várias instituições públicas de pesquisa.
A proposta pedagógica do laboratório também ressalta a importância de garantir espaço tanto para a discussão teórico-experimental como para a mostra de produções artísticas dos próprios alunos em forma de recitais, saraus e intervenções comunitárias nos projetos parceiros.
Tem alicerçado sua abrangência em atividades de cooperação internacional com recebimento de alunos estrangeiros (Espanha e Alemanha), bem como participação de alunos FEUSP em universidades estrangeiras (Espanha, Índia, França, Portugal e Argentina).
Recentemente participou de dois projetos de pesquisa e extensão:
- Proyecto "El imaginario arquetípico a través de imágenes, cuentos y canciones populares en Brasil y España: la tradición popular como reducto vitalizador en tiempos de crisis" - Coordenação da Profa. Dra. Pilar Perez Camarero, Universidad Autónoma de Madrid; no qual o Lab_Arte integra o Grupo Interdisciplinar Cultura, imaginário y Creación Artística.
Financiamento: Santader España - Período 2009/2010.
- Projeto "Arte-educação & cultura brincante na formação de educadores - projeto 568" Financiamento: Pro-reitoria de Cultura & Extensão - Programa Aprender com Cultura & Extensão - Período: 2008/2010.
O Lab_Arte se estrutura atualmente em dezesseis núcleos de vivência e experimentação em:
- teatro
- dança
- música
- artes visuais
- palavra
- educomunicação (sábados)
- fotografia (sábados)
- narração de estórias
- cine de animação
- circo
- poesia
- cinema (sábados)
- dramatização de contos tradicionais
- história em quadrinhos (HQ)
- jogos narrativos
- capoeiranças
As atividades regulares do Lab_Arte são:
- Núcleos de Vivência e Experimentação (semanal)
- Pensarte (programação quinzenal de colóquios e recitais)
- Vivências (mensais)
- Grupo de Estudos (mensal)
- Reuniões gerais de coordenação (semestral)
São projetos comunitários parceiros onde os alunos desenvolvem oficinas experimentais para além dos muros da FEUSP:
[ Ylê Setí Associação Nacional do Imaginário
[ Planetário de Bogotá (Colômbia)
[
Universidad Autónoma de Madrid
(cultura, imaginário y creación artística)
[ Universidad Santo Tomas (Colombia)
[ Acciones Imaginárias (Madrid)
[ EMEF Amorim Lima
[ Projeto Cala-Boca Já Morreu
[ Trecho 2.8 - fotografia
[ OCA - Carapicuíba
- Projeto Comunidade São Remo,
- Projeto Comunidade Vila Dalva e
- Projeto Serpentes no imaginário infantil (Rio Grande do Sul) com a artista plástica Cláudia Sperb
- Projeto IEB - Educação - acervos pessoais
- Aliança pela Infância no Brasil
O Lab_Arte pretende propiciar ações formativas em conformidade com o RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia:
“Art. 6º A estrutura do curso de Pedagogia, respeitadas a diversidade nacional e a autonomia pedagógica das instituições, constituir-se-á de:
I - um núcleo de estudos básicos que, sem perder de vista a diversidade e a multiculturalidade da sociedade brasileira, por meio do estudo acurado da literatura pertinente e de realidades educacionais, assim como por meio de reflexão e ações críticas, articulará:
(...) e) aplicação, em práticas educativas, de conhecimentos de processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial;
(...) i) decodificação e utilização de códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do trabalho didático com conteúdos, pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos à Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, Artes, Educação Física;
j) estudo das relações entre educação e trabalho, diversidade cultural, cidadania, sustentabilidade, entre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea;
k) atenção às questões atinentes à ética, à estética e à ludicidade, no contexto do exercício profissional, em âmbitos escolares e não-escolares, articulando o saber acadêmico, a pesquisa, a extensão e a prática educativa;” (grifos nossos).
Coordenação:
Prof. Dr. Rogério de Almeida (desde 2014)
http://rogerioa.com/
Prof. Dr. Marcos Ferreira-Santos (2004 a 2014)