Programação

  • TEORIA MICROECONÔMICA para Ciências Contábeis

    Disciplina ofertada exclusivamente para alunos do Curso de Ciências Contábeis

  • Comportamento do Consumidor

    A Teoria do Consumidor, ou Teoria da Escolha, é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam os tradeoffs e as mudanças em seu ambiente.


  • 3. Restrição Orçamentária

    A curva de restrição orçamentária reflete o fato dos recursos econômicos serem escassos e serve como indicador sobre como os recursos da economia podem ser distribuidos.

  • 4. Preferências

    Preferência do consumidor é o nome dado a uma teoria microeconomica que estuda como os consumidores fazem suas escolhas. Cada consumidor tem conhecimento exato de toda informação relevante para as suas decisões de consumo, conhece os bens e serviços disponíveis e de seu potencial de satisfazer suas necessidades. Suas premissas básicas são a Integralidade, Transitividade e Monotonicidade.

  • 5. Utilidade

    A utilidade é uma medida de satisfação relativa de um agente da economia. A análise da sua variação permite explicar o comportamento que resulta das opções tomadas por cada agente para aumentar a sua satisfação. A utilidade é normalmente aplicada pelos economistas em construções como a curva de indiferença que apresenta, para um determinado nível de satisfação, a quantidade de bens que um indivíduo ou uma sociedade aceitariam ter.

  • Escolhas

    Essa aula apresenta como diferentes produtos podem ter suas escolhas de acordo com sua especificação ou graficamente de acordo com o formato de suas curvas de indiferença. Ex: Bens Substitutos Perfeitos, Bens Complementares.

  • Demanda

    Essa aula como a demanda pode ser graficamente representada por diferentes funções, como a função Cobb-Douglas e apresenta propriedades microeconômicas da função de demanda.

  • Preferência Revelada

    A teoria da preferência revelada é um método para descobrir qual a melhor opção possível com base no comportamento do consumidor utilizando a premissa de uma taxa marginal de substituição decrescente.

  • Equação de Slutsky

    A equação de Slutsky explora a variação da demanda causada pela alteração dos preços relativos (Efeito Substituição) e a variação da demanda provocada pela variação do poder aquisitivo total da renda do consumidor (Efeito Renda).

  • Comprando e Vendendo

    Essa aula pretende explicar como os processos de compra e venda operam de acordo com a visão microeconômica e utilizando outros conceitos como vantagens comparativas.

  • Escolha Intertemporal

    A questão da escolha intertemporal trata sobre a decisão de usar a renda, retratada na curva de restrição orçamentária, no consumo presente ou adiar a decisão de consumir optando pelo consumo futuro.
  • Incerteza

    A questão da incerteza aprofunda a questão do consumo intertemporal inserindo um elemento de incerteza sobre as variáveis futuras que são consideradas na tomada de decisão.
  • Excedente do Consumidor

    O Excedente do Consumidor corresponde à diferença entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem e o montante que efectivamente paga.
  • Demanda de Mercado

    Destaque
    Determinação da demanda total de mercado de acordo com os pressupostos microeconômicos.
  • Equilíbrio

    O equilíbrio se refere às condições do mercado às quais, uma vez atingidas, tendem a persistir.
  • Estruturas de Mercado

    Consideram-se habitualmente, partindo do critério da atomicidade (respeitante ao número de vendedores e de compradores presentes no mercado), nove possíveis formas (ou estruturas) de mercado: concorrência, oligopólio, monopólio, oligopsónio, oligopólio bilateral, monopólio condicionado, monopsónio, monopsónio condicionado e monopólio bilateral.