Prova substitutiva
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Sociologia
Métodos e Técnicas de Pesquisa II (NOTURNO + VESPERTINO)
– 2º semestre 2020 -
Professores: Edison Bertoncelo + Fraya Frehse
Prova Substitutiva
São Paulo, 11 de fevereiro de 2021
Nome completo:_______________________________________________________
No. do grupo de pesquisa: ______________________________________________
Nos. das duas questões a serem avaliadas com peso 3: _____________________
A prova, individual e com consulta, consiste de sete questões, das quais você deve escolher quatro a serem respondidas de forma dissertativa, e na ordem desejada, mas do modo mais objetivo possível.
Quanto à pontuação: Duas das questões valerão respectivamente três pontos, e as outras duas, dois pontos cada. O/a aluno/a deve indicar acima quais as duas questões que terão pontuação maior.
A prova poderá ser respondida por três vias: 1) no Moodle; 2) por e-mail, e enviada para o endereço metodos2020.fflch.usp@gmail.com; ou 3) à mão, sendo feitas imagens das respostas à prova na sequência, e estas podem ser enviadas ou por e-mail (metodos2020.fflch.usp@gmail.com. Em todos os casos, é importante buscar confirmação de recebimento da prova.
A entrega pode ser feita até, no máximo, as 23h59 de sábado, 13 de fevereiro de 2020.
1) Considerando o texto de André Cellard “A análise documental” (1997), defina (i) o que é análise documental, (ii) discorra sobre seus usos possíveis na pesquisa empírica em ciências sociais, abordando suas vantagens e desvantagens em comparação com outras técnicas de pesquisa, e (iii) explicite os procedimentos necessários à avaliação crítica das fontes documentais.
2) Discorra sinteticamente sobre o que (i) fotografias e (ii) analisar fotografias permitem ao/a cientista social descobrir, na pesquisa empírica?
3) Com base no texto de Florence Maillonchon “Por que a análise de redes”? (2015), defina o que é análise de redes, aborde seus possíveis usos nas ciências sociais e explicite os procedimentos necessários para utilizá-la na pesquisa empírica.
4) Com a ajuda do texto de Florestan Fernandes “A reconstrução da realidade nas ciências sociais” (1959), discorra sinteticamente sobre o que caracteriza as etapas de análise e de sistematização de “dados”, no âmbito de uma pesquisa empírica nas ciências sociais.
5) Com a ajuda do texto de Stéphane Béaud e Florence Weber “O raciocínio etnográfico” (2015), defina (i) o que é o raciocínio etnográfico na sociologia e (ii) como ele pode ajudar na análise e sistematização de informações de caráter qualitativo coletadas previamente em campo.
6) Defina o que são índices e escalas e, então, discorra sobre seus usos possíveis na pesquisa empírica em ciências sociais.
7) Com base no texto de Earl Babbie “Estatística social”, defina o que é associação entre variáveis e, então, discuta como a estatística descritiva e a estatística inferencial podem ser usadas para a análise e a sistematização de “dados” quantitativos na pesquisa empírica em ciências sociais.