Monografia
O objetivo dessa atividade em grupo é definir e conduzir uma avaliação da qualidade (usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade etc.) e a experiência de uso de um artefato computacional interativo de apoio à História e seus efeitos globais no passado, presente e perspectivas de futuro.
Para deixar a atividade mais interessante, vamos procurar enviar o resultado do trabalho para a Competição de Avaliação do IHC 2020.
A primeira atividade foi escolher um "artefato computacional interativo de apoio à História" como descrito na chamada da competição.
Avalição
Segundo a página da competição, as equipes tem liberdade para escolher o(s) método(s) que irão utilizar para avaliar o artefato computacional, mas por se tratar de alunos de pós-graduação, é recomendado a aplicação de métodos de avaliação de UX recentes propostos em artigos na literatura de IHC.
Monografia
A monografia deve descrever o processo e o resultado da avaliação, contendo:
-
Nome do(s) método(s) de avaliação utilizado(s);
-
Justificativa da escolha deste(s) método(s);
-
Descrição da(s) plataforma(s) escolhida(s): marca, modelo, sistema operacional;
-
Descrição do processo de avaliação (porção da interface analisada, funcionalidades avaliadas, procedimentos envolvidos);
-
Resultados da avaliação:
-
Problemas encontrados: descrição, localização, contexto de ocorrência e justificativa;
-
Fechamento: conclusão e outras observações;
-
Parecer da equipe sobre a capacidade de o(s) método(s) revelar(em) (ou não) aspectos de experiência de uso nos aplicativo(s).
Formato
A monografia deve ter entre 6 até 10 páginas no modelo ACM Master Article (https://www.acm.org/publications/proceedings-template).
Avaliação
A monografia será avaliada segundo os critérios abaixo:
-
[15%] Legibilidade, organização e apresentação do texto do relatório de avaliação;
-
[15%] Definição clara do escopo e objetivo da avaliação;
-
[15%] Adequação do(s) método(s) escolhido(s) e do processo de avaliação descrito para o objetivo pretendido;
-
[15%] Consideração dos aspectos éticos envolvidos na condução da avaliação (no caso de a equipe ter utilizado método(s) de avaliação que envolva(m) a participação de usuários, ou outras pessoas fora da equipe);
-
[20%] Qualidade dos resultados encontrados durante as avaliações para o escopo e objetivo estabelecidos;
-
[20%] Qualidade da análise crítica da capacidade do método revelar ou não potenciais problemas de uso do sistema.