T05
Redesign dos protótipos de baixo nível
Data de entrega: 03/06 (até ~1 hora antes da aula)
Resumo: Nesse trabalho vamos continuar a praticar o desenvolvimento de protótipos de baixo nível, como em papel ou wireframes.
Descrição
Esse é um trabalho em grupo.
A ideia é que vocês se reúnam (por webconferência ou outra forma à distância) para apresentar e discutir suas ideias, e usem as lições aprendidas para combinar as melhores descobertas em 'novos' sistemas/interfaces (redesigned).
O objetivo do trabalho em grupo é também engajar os membros e permitir a definição de cenários que o grupo concorde em trabalhar juntos. Vocês devem justificar a escolha desses cenários. A escolha deve se basear nos cenários e protótipos individuais (e suas críticas), mas a escolha final pode ser "abandonar" todos os trabalhos individuais e trabalhar em cenários e soluções novas. Como todo trabalho iterativo, essas mudanças são até desejáveis, apenas justifiquem as escolhas/decisões.
Atividade em grupo
- Reúna-se com seu grupo para apresentar e discutir seus trabalhos individuais. O objetivo aqui é que cada um apresente a persona que gostaria de ajudar, qual o problema que acredita que seja importante resolver e como (interface).
- Lembre-se de criticar as interfaces de seus colegas de forma construtiva, imaginando como a persona adotada utilizaria a interface, ao invés de como você gostaria de usar a interface.
- Anote e entregue uma lista de críticas de usabilidade/experiência de cada interface individual.
- Vamos aproveitar essas ideias e críticas para fazer um redesign, unindo as ideias/descobertas boas e tentar eliminar/reduzir os problemas.
- Nesse redesign, o grupo deve escolher duas personas, que podem ser novas, diferentes das usadas nos trabalhos anteriores.
- Para cada persona, escolher um POV. Os POVs devem ser distintos, ou seja, mesmo que as duas personas desejem mais "azul" em suas aulas a distância, não usar só azul. Podem ser adotados POVs que sejam relevantes às duas personas.
- Para cada POV, listar cinco CGPs (como a gente poderia ...), ou seja, 10 CGPs no total.
- Escolher o CGP mais relevante para cada POV. Ou seja, devem ser escolhidos dois CGPs distintos. Justificar.
- Desenhar, para cada CGP, um storyboard ilustrando como um aparato tecnológico vai ajudar a persona relacionada ao CGP. Ou seja, o grupo deve entregar 2 storyboards, que podem ser baseados ou não nos trabalhos anteriores.
- Para cada cenário, projetar uma interface para realizar a tarefa/interação ilustrada em cada storyboard.
- A interface (suas telas, etc) pode ser em papel ou na forma de wireframes usando, por exemplo, o Pencil ou outra ferramenta para criar wireframes. Não esqueçam de indicar/explicar a navegação (ordem das telas ou ações do usuário) para que o usuário consiga realizar a tarefa ilustrada no storyboard.
O que você deve entregar
Um arquivo PDF com a apresentação/relatório das suas interfaces A apresentação será durante a aula de 3/06 e deverá ter duração de 15 minutos. Procure usar bastante figuras e pouco texto para apresentar e justificar suas ideias.
Sugestão para organizar seu relatório e apresentação:
- Capa
- [~1 min] Introdução: objetivo da apresentação/relatório
- [3-5 min] Lições dos trabalhos anteriores: críticas das interfaces individuais
- [2-3 min] Justificativa e descrição das "novas" personas, POVs e CGP
- [5-6 min] Motivação e descrição dos "novos" (redesigned) storyboards e interfaces
Avaliação do relatório/apresentação
- 25% organização e fluidez da apresentação
- Qualidade estética dos slides
- Tempo: garanta que sua apresentação tenha 7 minutos de duração, mais ou menos 1 minuto.
- Clareza e objetividade na exposição: todos devem entender a mensagem.
- Conhecimento do trabalho: estar pronto para responder perguntas e apresentar detalhes sobre o trabalho.
- 25% crítica dos trabalhos individuais
- 25% Relevância, justificativa e qualidade dos "novos" POVs, CGPs, storyboads
- 25% Completude e qualidade das interfaces