Exercicio de Modelagem - Funil de vendas
Condições de conclusão
Aberto: terça-feira, 25 set. 2018, 00:00
Vencimento: terça-feira, 25 set. 2018, 19:00
•No
funil de vendas, após o cadastro de um possível cliente, a área de Vendas deve
fazer o contato telefônico com este para apresentar as soluções fornecidas e
identificar suas necessidades. Caso o possível cliente tenha interesse em uma
ou mais soluções o contato é encaminhado para um Arquiteto, caso não tenha
interesse ele é colocado em espera para um novo contato dentro de 3 meses. Se
neste novo contato o cliente tiver interesse, ele é encaminhado para o contato
do Arquiteto, caso contrário ele é descartado.
•O
Arquiteto é responsável por identificar em seu contato as particularidades do
possível cliente e direcionar as demandas para cada área técnica interna da
empresa (Desenvolvimento, Infraestrutura e Equipamentos), conforme demanda
identificada. Cada área deve fazer um desenho de solução e estipular um
orçamento envolvendo a quantidade de horas e equipamentos necessárias para
entrega da solução completa. Uma vez elaborados os orçamentos, o Arquiteto deve
apresentar a proposta final para o possível cliente (soluções e orçamentos).
•O
Arquiteto então apresenta a proposta e negocia valores com o Diretor da
empresa, caso o cliente apresente uma contra-proposta.
Essa interação pode acontecer até que ou a proposta seja fechada com o cliente
ou seja recusada definitivamente e descartado o possível cliente.
•Caso
a proposta seja fechada o Arquiteto ao mesmo tempo envia a proposta para um
Gerente de projetos que será responsável pela entrega das soluções e envia os
dados de cobrança para o setor financeiro que irá programar as cobranças. Tanto
a condução do projeto pelo Gerente de projeto, como a cobrança são subprocessos
que não precisam ser detalhados agora. O Arquiteto é responsável por acompanhar
todo o projeto, que só é considerado finalizado quando a execução do projeto e
cobrança estiverem terminados.