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O curso examinará, panorâmica e criticamente, três campos de experiências sociais pelos quais tem se desenrolado a política contemporânea: Primeiro, a reasserção do pensamento e da mensagem conservadora, uma tendência que reage a outras – que ganharam terreno a partir do pós-guerra e com especial força no mundo ocidental –, muito diversas entre si mas de sentido oposto àquela, e que se traduziram na liberalização dos costumes e dos estilos de vida. Resgatando a solidariedade religiosa e o tradicionalismo, o novo impulso conservador se radicaliza conforme o apelo de ideologias seculares progressistas, em particular o socialismo, perde força. Segundo,a simultânea afirmação de uma nova ordem liberal e a convergência para a democracia sob o signo dessa ordem. Superpondo-se mas também atritando com o primeiro campo, essa tendência, pelo menos no que diz respeito à democracia, começou a se desenhar já no caminho da vitória dos países aliados sobre o nazifascismo, porém timidamente, em vista da divisão que se produziu entre os próprios aliados logo a seguir, com a Guerra Fria. Embora tenha recebido seu impulso definitivo justamente com a queda do Muro de Berlim, ela se anuncia já nos anos 1970/1980, com a crise do Estado de Bem-Estar, que resultou num afastamento do consenso social-democrata construído no pós-guerra e praticado intensamente na Europa Ocidental. E terceiro, a chamada “globalização”, com suas múltiplas e contraditórias dimensões, e a percepção de uma grave crise ecológica, ambas levando a um afrouxamento das práticas de soberania dos Estados nacionais, parcialmente substituídas por esforços contraditórios de regulamentação (ambiental principalmente), por um lado, e desregulamentação (em geral no campo econômico-financeiro), por outro, sob a égide de uma nova, mas frágil, “governança global”. Esses três campos serão examinados pela exposição do professor em sala de aula, sustentada numa coleção de textos – de leitura obrigatória ao longo do semestre –, selecionada de uma bibliografia bem mais extensa e evidentemente inabordável num curso panorâmico, e pela utilização de material áudio-visual (documentários) e, ocasionalmente, jornalístico.
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