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Objetivos do curso:

Sem prejuízo dos objetivos estabelecidos na ementa do curso, a edição de 2020 do curso está voltada para explorar duas facetas principais da literatura de análise de políticas públicas (e de sua relação com o Estado): os modelos que focam o entendimento dos processos de negociação e formulação dessas políticas e uma revisão das principais abordagens utilizadas em processos de avaliação de políticas públicas.

 

Organização do curso:

O curso está organizado em aulas expositivas, debates e análises de casos, e um trabalho de grupo. As aulas expositivas terão como foco a exploração dos diferentes modelos propostos pela literatura para o entendimento dos processos de negociação, formulação e implementação de políticas públicas. Os debates e análises de casos exploram a utilidade desses modelos para o entendimento de processos concretos de formulação e implementação de política. A literatura de apoio foca os principais modelos elaborados pela literatura internacional, mas têm como referência análises que exploram a experiência brasileira.

O trabalho final de cada grupo consiste na aplicação de uma das abordagens mais usuais de avaliação de políticas públicas para a avaliação de um programa concreto, implementado recentemente no Brasil.

 

Avaliação do desempenho do aluno:

A avaliação do desempenho dos alunos no curso será feita através de três instrumentos:

·       Prova individual com consulta, abarcando o conteúdo explorado nas aulas expositivas (50% da nota final)

·       Participação em atividades em classe e em encontros programados do grupo (10% da nota final)

·       Resultados alcançados pelo trabalho em grupo (30% da nota final)

 

Os grupos terão encontros com a professora durante o semestre para o acompanhamento do desenvolvimento do trabalho. A professora reservará horários de atendimento para cada grupo durante o período das aulas do curso. A presença de todos os membros do grupo nesses encontros é obrigatória. A ausência de um dos membros penaliza a avaliação do grupo e da estudante.

Os resultados substantivos do trabalho em grupo serão apresentados sob a forma de uma apresentação compartilhada com a classe e enviada para a professora. O conteúdo de cada apresentação deve necessariamente englobar:

·       A apresentação do enfoque e da metodologia trabalhada na avaliação.

·       Os dados coletados pelo grupo (incluindo fontes e uma discussão sobre a qualidade da informação).

·        Os resultados substantivos da avaliação do programa escolhido.

 Para fins de avaliação do trabalho em grupo, além da apresentação substantiva, o grupo deve entregar um relatório identificando as atividades e responsabilidades assumidas por cada participante na produção do trabalho

 

 

 

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