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PROGRAMA/ EMENTA
Partindo-se da premissa de que o pensar, o fabular, e a arte são necessários à sobrevivência humana, busca-se, nesta disciplina alguns fios que, no tecer da tradição literária, vieram a compor narrativas que receberam a denominação de Conto de fadas. No revisitar a tradição com o olhar da contemporaneidade, uma questão se impõe: encontrar lentes teórico-críticas que permitam examinar alguns aspectos, entre os quais figuram os diálogos que se estabeleceram entre, culturas, linguagens, suportes e tecnologias que engendraram a produção humana e a movência dessas narrativas. Desse modo, a proposta do curso visa a um estudo de perspectiva comparatista e interdisciplinar que abarque relações entre processos criativos, ideológicos e construção de imaginários.
Objetivos:
Examinar um repertório de contos maravilhosos, de fadas e outras faturas, como lendas, fábulas, novelas, parábolas, que vieram a se configurar em um cânone expressivo para a literatura para crianças e jovens, como índices potentes de fenômenos apreendidos da cultura, fontes de conhecimento do homem e de seu lugar no mundo. (COELHO, 2008, p 23).
Introduzir perspectivas teórico-críticas que contribuam para reflexões acerca da história e formação da produção literária para crianças e jovens, notadamente sobre as narrativas que recebem denominações como: contos de fadas, contos maravilhosos, contos populares. Revisitar a formação da literatura infantil e juvenil no Brasil perscrutando a presença dos Contos de fadas nesse contexto.
Introduzir perspectivas que mobilizem reflexões acerca dos processos de tradução intersemiótica que ocorrem nas transposições da narrativa literária para os contextos de outras linguagens e suportes.
Rever teorias que abarquem noções sobre processos de autoria e recepção; reflexões acerca de atos de leitura e a configuração de diferentes tipos de leitores/espectadores.
Analisar comparativamente o repertório específico dessas obras literárias compreendendo o processo de movência, as traduções intersemióticas que as atualizam e ressignificam, em função de permanente reflexão sobre questionamento das linguagens, dos códigos sociais, da sensibilidade perceptiva envolvidos, da construção de imaginários, visando a examinar em especial aspectos estéticos asseguradores da natureza dessa ficção.
- Docente: Lígia Regina Maximo Cavalari Menna
- Docente: Maria Zilda da Cunha
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