Aperçu des sections
-
Relações entre Brasil e os Estados Unidos durante a ditadura militar
Professor James N. Green, Brown University
Este seminário enfoca as mudanças políticas e econômicas que ocorreram nas relações EUA-Brasil antes e durante a ditadura militar que governou o país de 1964 a 1985. Examinaremos o envolvimento dos EUA ao ajudar os generais a tomar o poder, o papel do governo dos EUA no apoio ao novo regime, a política externa dos EUA em relação ao Brasil durante o regime militar e a oposição nos Estados Unidos à tortura, repressão, violação dos direitos humanos e outras políticas executadas pelo regime. Em seguida, examinaremos as relações entre os dois países durante o processo que levou à redemocratização. Um componente essencial do curso será o uso de 43.000 documentos do governo dos EUA encontrados no projeto Opening the Archives (Projeto de Abertura dos Arquivos), sobre as relações EUA-Brasil durante os anos 1960 e 70.
https://library.brown.edu/create/openingthearchives/pt/
Este seminário incluirá aprender ou fortalecer as seguintes habilidades:
- Como compreender e interpretar documentos e outros materiais, produzidos contemporaneamente a um período sob investigação, como forma de compreender acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais;
- Como construir um argumento sobre a fontes primárias, por meio de ensaios persuasivos que podem lançar luz sobre nossa compreensão das relações entre os EUA e o Brasil durante a ditadura.
Sessão No. 1, 31 de março: Introdução ao seminário e o Projeto de Abertura dos Arquivos
- Documentos: Análise de documentos sobre o 31 de março de 1964.
- Trabalho de casa: Encontrar três documentos do Projeto de Abertura dos Arquivos sobre um determinado tópico e escrever uma análise de duas páginas sobre eles.
- Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, no 6 de abril.
Sessão No. 2, 7 de abril: Os Estados Unidos e Brasil antes do golpe
Leitura (antes da aula):
- Documento 2.1: Tad Szulc, “Northeast Brazil Poverty Breeds Threat of a Revolt.” New York Times (October 31, 1960): 1.
- Documento 2.2: Editorial, “The ‘Fidelists’ of Brazil,” New York Times (November 1, 1960): 2.
- Documento No. 2.3: Tad Szulc, “Marxists are Organizing Peasants in Brazil: Leftist League Aims at a Political Army 40 Million Strong,” New York Times (November 1, 1960): 3.
- Trabalho de casa: Encontre três documentos no Projeto de Abertura dos Arquivos sobre o período anterior ao golpe de Estado e escreva uma análise de duas páginas sobre eles.
- Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 25 de abril.
Sessão No. 3, 28 de abril: O Golpe
Leitura (antes da aula):
- Artigo 3.1: W. Michael Weis, “Government News Management, Bias and Distortion in American Press Coverage of the Brazilian Coup of 1964.” Social Science Journal 34: 1 (1997): 35–55.
- Artigo 3.2: James N. Green e Abigail Jones, “Reinventando a história: Lincoln Gordon e as suas múltiplas versões de 1964.” Revista Brasileira de História 29:57 (2009): 67-89.
- Documento 3.1: Clarence W. Hall, “The Country that Saved Itself,” Readers Digest (November 1964): 35-59.
- Filme: O Dia que durou 21 anos. (2012) https://www.facebook.com/watch/?v=248519256965490
- Trabalho de casa: Escreva uma análise de duas páginas sobre a mídia nos EUA e o golpe de Estado com base em Weis, Hall e o documentário, o Dia que durou 21 anos.
- Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 9 de maio
Sessão No. 4, 12 de maio: Castello Branco e Costa e Silva; Johnson e Nixon
Leitura (antes da aula):
- Documento No. 4.1: Senator Wayne Morse’s speeches in the Congressional Record.
- Documento No. 4.2: Editorial, “Terror in Brazil,” New York Times (September 6, 1969): 28.
- Documento No. 4.3: Joseph Novitksi, “Brazil to Free 15 to Win Release of U.S. Envoy,” New York Times (September 6, 1969): 1.
- Filme: O que é isso companheiro? (1997) https://www.youtube.com/watch?v=3nbAga4MjwE
- Trabalho de casa: Escreva uma análise de duas páginas analisando o filme em relação aos documentos. Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 23 de maio
Sessão No. 5, 26 de maio: Médici e a Oposição à Ditadura Militar
Leitura (antes da aula):
- Artigo 5.1: James N. Green, “Clérigos, exilados e acadêmicos: oposição à ditadura militar brasileira nos Estados Unidos, 1969-74,” Projeto História (São Paulo) 29:1 (2004): 13-34.
- Documento 5.1. Ralph Della Cavas, “Torture in Brazil,” Commonweal 92 (April 24, 1970) and Exchange with Lincoln Gordon.
- Documento 5.2. Lincoln Gordon, “Letter to the Editor,” Commonweal (August 7, 1970) and Ralph Della Cava, “Reply.”
- Documento 5.3. Seleções de Brazil Information Bulletin
- Filme: Brazil: A Report on Torture (1971).
- https://www.youtube.com/watch?v=6aUu-zGGg08
- Trabalho de casa: Escreva uma análise de duas páginas comparando o filme com os documentos. Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 6 de junho
Sessão No. 6, 9 de junho: Geisel e o processo lento para a democratização
Leitura:
- Artigo 6.1: André Pagliarini, “‘De onde? Para onde?’: The Continuity Question and the Debate over Brazil’s ‘Civil’-Military Dictatorship,” Latin American Research Review (2017):760-74.
- Artigo 6.2; João Henrique Roriz, “Clashing frames: human rights and foreign policy in the Brazilian re-democratization process,” Revista Brasileira de Política Internacional” 60(1): 2017.
- Discussão do Trabalho Final
- Por favor, envie o temático do seu trabalho final para mim até o 1 de julho
Trabalho Final:
Para o projeto final do seminário, você escolherá um tema relacionado à ditadura militar brasileira e, em seguida, buscará na base de dados do Projeto Abertura dos Arquivos documentos que tratem desse assunto. Embora o foco de sua pesquisa deva ser as fontes primárias nos arquivos do Departamento de Estado, Departamento de Defesa ou das Bibliotecas Presidenciais, você precisará fazer pesquisas adicionais com fontes secundárias, para aumentar a análise dos documentos que escolher. Seu tópico pode variar, desde observar como o governo dos Estados Unidos entendeu um determinado momento da história brasileira, até ver como funcionavam os mecanismos da diplomacia. O artigo final deve ter 15-18 páginas com um conjunto claro de argumentos apoiados por uma análise dos documentos.
Você deve entregar este trabalho final para mim até o 15 de julho.
Bibliografia
Azevedo, Cecília. Em nome da América: Os Corpos da Paz no Brazil. São Paulo: Almeida, 2008.
Bandeira, Luiz Alberto Moniz. Brasil-Estados Unidos: A rivalidade emergente, 1950-88. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1989.
______, “Brazil as a Regional Power and Its Relations with the United States,” Latin American Perspectives, Vol. 33, no. 3, (May, 2006): 12-27.
Black, Jan Knippers. United States Penetration of Brazil. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1977.
Corrêa, Larissa Rosa. Disseram que voltei americanizado: relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditadura militar. Campinas, SP, Brasil: Editora Unicamp, 2017.
Fico, Carlos. O Grande Irmão: da Operação Brother Sam aos Anos de Chumbo. O governo dos Estados Unidos e a Ditadura Militar Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Green, James N. Apesar de vocês: a oposição à ditadura militar brasileira nos Estados Unidos, 1964-85. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Jaremtchuk, Dária. “‘Exílio artístico” e fracasso profissional: artistas brasileiros em Nova Iorque nas décadas de 1960 e 1970.” ARS, Vol. 14, no. 28 (2017): 283-97.
Leacock, Ruth. Requiem for Revolution: The United States and Brazil, 1961-1969. Kent State University Press, 1990.
Loureiro, Felipe Pereira, A Aliança para o Progresso e o governo João Goulart (1961-64) São Paulo: Editora da UNESP, 2020.
Munhoz, Sidnei J. and Francisco Carlos Teixeira da Silva. Brazil-United States Relations: XX and XXI Centuries. Maringá, Brazil: Eduem, 2013.
Spektor, Matias. Kissinger e o Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
Wiesebron, Marianne L. “‘Política Externa Independente,’ from Geisel to Lula.” Iberoamericana (Nueva época), Vol. 16, no. 62 (July 2016):27-42.
-
OPENING THE ARCHIVES
https://library.brown.edu/create/openingthearchives/pt
Apresentações
Análise de documentos sobre o 31 de março de 1964.
Trabalho de casa: Encontrar três documentos do Projeto de Abertura dos Arquivos sobre um determinado tópico e escrever uma análise de duas páginas sobre eles.
Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, no 6 de abril, a: James_Green@brown.edu
-
Leitura (antes da aula):
Documento 2.1: Tad Szulc, “Northeast Brazil Poverty Breeds Threat of a Revolt.” New York Times (October 31, 1960): 1.
Documento 2.2: Editorial, “The ‘Fidelists’ of Brazil,” New York Times (November 1, 1960): 2.
Documento No. 2.3: Tad Szulc, “Marxists are Organizing Peasants in Brazil: Leftist League Aims at a Political Army 40 Million Strong,” New York Times (November 1, 1960): 3.
Trabalho de casa: Encontre três documentos no Projeto de Abertura dos Arquivos sobre o período anterior ao golpe de Estado e escreva uma análise de duas páginas sobre eles.
Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 25 de abril
-
Leitura (antes da aula):
Artigo 3.1: W. Michael Weis, “Government News Management, Bias and Distortion in American Press Coverage of the Brazilian Coup of 1964.” Social Science Journal 34: 1 (1997): 35–55.
Artigo 3.2: James N. Green e Abigail Jones, “Reinventando a história: Lincoln Gordon e as suas múltiplas versões de 1964.” Revista Brasileira de História 29:57 (2009): 67-89.
Documento 3.1: Clarence W. Hall, “The Country that Saved Itself,” Readers Digest (November 1964): 35-59.
Filme: O Dia que durou 21 anos. (2012) https://www.facebook.com/watch/?v=248519256965490
Trabalho de casa: Escreva uma análise de duas páginas sobre a mídia nos EUA e o golpe de Estado com base em Weis, Hall e o documentário, o Dia que durou 21 anos.
Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 9 de maio
-
Leitura (antes da aula):
Documento No. 4.1: Senator Wayne Morse’s speeches in the Congressional Record.
Documento No. 4.2: Editorial, “Terror in Brazil,” New York Times (September 6, 1969): 28.
Documento No. 4.3: Joseph Novitksi, “Brazil to Free 15 to Win Release of U.S. Envoy,” New York Times (September 6, 1969): 1.
Filme: O que é isso companheiro? (1997)
Trabalho de casa: Escreva uma análise de duas páginas analisando o filme em relação aos documentos. Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 23 de maio
-
Leitura (antes da aula):
- Artigo 5.1: James N. Green, “Clérigos, exilados e acadêmicos: oposição à ditadura militar brasileira nos Estados Unidos, 1969-74,” Projeto História (São Paulo) 29:1 (2004): 13-34.
- Documento 5.1. Ralph Della Cavas, “Torture in Brazil,” Commonweal 92 (April 24, 1970) and Exchange with Lincoln Gordon.
- Documento 5.2. Lincoln Gordon, “Letter to the Editor,” Commonweal (August 7, 1970) and Ralph Della Cava, “Reply."
- Documento 5.3. Seleções de Brazil Information Bulletin
- Filme: Brazil: A Report on Torture (1971).
https://
- Trabalho de casa: Escreva uma análise de duas páginas comparando o filme com os documentos. Por favor, envie o trabalho para mim antes de meio-dia, da segunda-feira, 6 de junho
-
Leitura:
- Artigo 6.1: André Pagliarini, “‘De onde? Para onde?’: The Continuity Question and the Debate over Brazil’s ‘Civil’-Military Dictatorship,” Latin American Research Review (2017):760-74.
- Artigo 6.2; João Henrique Roriz, “Clashing frames: human rights and foreign policy in the Brazilian re-democratization process,” Revista Brasileira de Política Internacional” 60(1): 2017.
- Discussão do Trabalho Final
- Por favor, envie o temático do seu trabalho final para mim até o 1 de julho
-
Para o projeto final do seminário, você escolherá um tema relacionado à ditadura militar brasileira e, em seguida, buscará na base de dados do Projeto Abertura dos Arquivos documentos que tratem desse assunto. Embora o foco de sua pesquisa deva ser as fontes primárias nos arquivos do Departamento de Estado, Departamento de Defesa ou das Bibliotecas Presidenciais, você precisará fazer pesquisas adicionais com fontes secundárias, para aumentar a análise dos documentos que escolher. Seu tópico pode variar, desde observar como o governo dos Estados Unidos entendeu um determinado momento da história brasileira, até ver como funcionavam os mecanismos da diplomacia. O artigo final deve ter 15-18 páginas com um conjunto claro de argumentos apoiados por uma análise dos documentos.
Você deve entregar este trabalho final para mim até o 15 de julho.
-
-
-