Programação

  • Uma empresa pode se organiza de muitas maneiras. Cada particular organização impacta na clareza das responsabilidades e dos mandatos dos membros da equipe. Ela reflete, em sua essência a estrutura de poder da empresa, impactando na cultura da empresa. Existem modelos hierárquicos, modelos mais participativos e abertos, com marcantes impactos na vida e no sucesso da empresa. Analisaremos nesta semana um modelo (Cadeia de Valor de Porter) que é um ótimo ponto de partida.

    • Utilize este fórum para compartilhar ideias, dúvidas, críticas. Seja objetivo e sucinto. Comente as opiniões de colegas. O tema da semana é Cadeia de Valores (Value Chain) ,  Como o valor entregue ao cliente é construído pelas diferentes atividades da empresa.

    • [Leitura Requerida] Na década de 1980, Michael Porter publicou o livro "Competitive Advantage, até hoje é relevante. Nesse livro Porter apresentou o modelo para análise da operação de empresas chamado "Value Chain". Esse modelo mostra como e onde o valor entregue a seus clientes é criado. Leia este texto e observando a figura postada abaixo.

    • [Figura ilustrativa do texto acima] Não deixem de abrir esta imagem enquanto estudam o texto acima.

    • [Leitura fortemente recomendada] Neste texto, o autor aplica o modelo da cadeia de valor de Porter na indústria de software. Ele se aprofunda nas diferentes atividade primárias que uma indústria de software deve organizar.

    • [Leitura recomendada] Interessante neste pequeno texto é o autor analisar como as atividades de uma empresa de software como um serviço diferem daquelas de software como um produto. Não deixem de conhecer.

    • [Leitura recomendada] Empresas de software famosas em todo o mundo conseguiram conquistar o mercado de produtos de software por meio de um bom entendimento do mercado, análise da cadeia de valor e planejamento apropriado. A cadeia de valor do software inclui componentes eficazes e importantes na criação de vantagem competitiva que devem ser analisados. Neste estudo, os fatores eficazes na vantagem competitiva e na análise dos componentes da cadeia de valor do software são discutidos.