Programação

  • Nesta semana trataremos da difícil tarefa de definir preços. Essa definição dependerá de muitos fatores, como o valor que oos produtos e mercados oferecem a clientes,  da estratégia de mercado da empresa,, dos concorrentes, da natureza dos potenciais clientes. Na verdade, preços não de definem, eles devem ser administrados.

    • Utilize este fórum para compartilhar ideias, dúvidas, críticas. Seja objetivo e sucinto. Comente as opiniões de colegas. O tema da semana é vendas: o processo de buscar potenciais compradores, de apresentar as soluções da empresa, de negociar as condições do fornecimento e de dar suporte aos clientes. 

    • [Leitura Requerida] Este texto serve como introdução ao texto abaixo. Importante ler este antes de ler o seguinte que é mais completo e detalhado.

    • [Leitura Requerida] O preço dos produtos e serviços de uma empresa representa o veículo para essa empresa atingir seus objetivos financeiros. É por meio do preço e do volume que a receita é gerada. O preço equivale ao sacrifício financeiro que o cliente está disposto a fazer para adquirir o produto ou serviço desejado. Este texto cobre os principais aspectos no establecimento de preços para produtos.
    • [Leitura recomendada] Para quem deseja uma visão teórica , mais aprofundada, sobre as diferentes estratégias de precificação, este é o texto.

    • [Leitura recomendada] Este texto da Revista de Administração da FEA-USP é completo e trata com rigor dos difíceis modelos de precificação adotados pelas empresas. Não deixem de conhecer.