Programação

  • Michael Porter publicou este arcabouço em 1979, e até os dias de hoje permanece o mais importante instrumento para se analisar o mercado que a empresa atua. As 5 forças, como o autor denominou, são todos os agentes que competem pelo lucro da empresa. A wikipedia indica que Porter criou este modelo porque achava que carecia rigor à popular análise SWOT. 

    • Utilize este fórum para compartilhar ideias, dúvidas, críticas. Seja objetivo e sucinto. Comente as opiniões de colegas. Este é um texto clássico. Analisa as forças de um mercado. Apesar de ter sido proposto ha quase 40 anos, continua muito atual.

    • [Leitura Obrigatória] Estes conceitos foram publicados em 1983 por Michael Porter e tornaram-se referência obrigatória para análise de mercados. Porter expandiu a idéia de competidor, não apenas pelas vendas dos produtos, mas por todos os agentes que competem pelos lucros da empresa.  Este artigo é mais atual que o original, mas totalmente fiel ao modelo definido por Porter.

    • [Leitura recomendadaAs empresas do ramo de bebidas são organizações que estão constantemente buscando maneiras mais eficientes de satisfazer as necessidades dos clientes. Cada organização utiliza-se de diversas estratégias com o objetivo de atingir mais compradores sem comprometer a sua existência e a sua vantagem competitiva. Este trabalho baseia-se nas cinco forças competitivas e na teoria das estratégias competitivas genéricas de Porter que estabelece em seu modelo que as empresas pertencentes ao mercado devem possuir, no mínimo, uma das três abordagens estratégicas: diferenciação, enfoque e liderança no custo.

    • [Leitura Recomendada] Material para aprofundamento dos conceitos desenvolvidos por Porter em seu modelo das 5 forças. Este material apresenta modelos que surgiram ao longo do tempo como alternativas ao de Porter.