Diagrama de temas

  • A. Leituras

    Neste tópico, vou reunir todos os links, arquivos em pdf, vídeos e outros materiais que poderão vir a serem usados durante o curso. Em cada tópico denominado 'Aula1,2,3 ...' haverá a indicação da leitura para o dia da aula e para a semana seguinte, assim como as atividades daquela semana. 

    No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • B. Videos gravados

    No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • Aula 1. (11.09.20) Diferentes olhares sobre as obras lexicográficas

    A fazer em casa: 

    1. Responder aos dois questionários (Formulários do Google) enviados por e-mail pela docente.

    2. Ler o texto do arquivo SEABRA;WELKER (também enviado por e-mail), um dos arquivos disponibilizados no Tópico "Leituras". São entrevistas a pesquisadores da área de Lexicografia. 

    3. Observar o número de dicionários que possuem em casa e em dispositivos eletrônicos. Trazer essas informações para sala de aula.

    Em sala de aula (encontro online)

    Serão feitas as apresentações, vistos os resultados dos questionários; feita uma introdução aos estudos lexicográficos. Faremos um pequeno intervalo de 10 a 15 minutos e conversaremos sobre a leitura indicada e os dicionários em geral. 

    No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • AULA 2 (18.09.20) Termos da Lexicologia e da Lexicografia; 2.1. Constituição e concepção de dicionários;

    Em casa: 

    - Ler BORBA; VILLAR (arquivo no tópico Leituras); ler resumo Zucchi "Conhecendo os dicionários" (em Leituras)

    - Responder à atividade sobre Introdução de dicionários neste tópico.

    Em sala de aula: 

    - Exposição da docente sobre Lexicologia, Lexicografia e as Ciências/Estudos do Léxico e 'Conhecendo os dicionários'

    - Discussão sobre o texto-entrevista a Borba e Villar (XATARA, 2011);

    - Discussão e apresentação das respostas à atividade sobre Introdução de dicionários. 


    No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • AULA 3 (25.09.2020) (3) 3. O fazer lexicográfico e suas implicações; 3.1. A contribuição da Linguística de Corpus

    Nessa aula, haverá a apresentação da Me. Gabriela Pereira dos Santos.

    Enviei o seguinte e-mail a todos e enviei os anexos que deixo também aqui.

    Caros alunos,

    Na próxima sexta-feira (25), teremos a apresentação da Me. Gabriela Pereira dos Santos, minha ex-orientanda do extinto programa Estudos da Tradução. 
    Ela vai apresentar sua pesquisa e explicar esse tipo de estudo na prática com vocês.
    Aqui seguem em os anexos que ela preparou:
    1. Apresentação da Análise lexical com Antconc
    2. Dois livros em formato txt (necessários para esse tipo de estudo). São os livros "Drácula" e "Frankenstein" (em inglês) baixados do site Project Gutenberg: Free e Books. https://www.gutenberg.org/   Dêem uma olhada nas obras disponíveis ali se quiserem mudar os textos. 

    A apresentação da dissertação da Gabriela está no tópico Leituras.

    Então a tarefa para esta semana é 
    - baixar o programa Antconc e seguir os primeiros passos (baixar o programa e incluir os textos escolhidos). 
    - ler um dos materiais aqui indicados (apresentação slide do COMET, resenha de livro, artigo)

    No site do COMET, da Profa. Stella Tagnin (USP, inglês), precursora da LC no Brasil, vocês vão encontrar muito material. 
    Essa apresentação: http://comet.fflch.usp.br/sites/comet.fflch.usp.br/files/u30/Lexicografia_2004.pdf    Tagnin fala um pouco da LC, apresenta as ferramentas e sua utilização para compilação de glossarios (a Gabriela vai mostrar como ela própria fez).

    Se quiserem dar uma espiada em sua dissertação está disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8160/tde-25042018-131725/pt-br.php

    Abaixo, encaminho algum material. Escolham ao menos um deles para ler e comentar em sala na próxima semana. 

    - para quem se interessar pela história dessa nova abordagem, esse artigo (Delta, 2000) é precedente ao livro Linguística de Corpus (Manole, 2004) do mesmo autor, Tony Berber Sardinha (PUC/USP): 

    - este artigo da mesma revista DELTA, de 2007, traz uma resenha do livro de Berber Sardinha (Manole/ 2004):

    - para conhecer os termos, esse glossário foi compilado pela Profa. Tagnin (USP/inglês):

    Esse glossário faz parte dos três livros da  série sobre a Linguística de corpus publicados pela Profa. Tagnin (abaixo).
    No site do Comet, vocês encontrarão outras publicações: http://comet.fflch.usp.br/publicacoes#livros%20publicados





    E é isso!
    Até sexta-feira!
    Abraço!


    No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • AULA 4 (02.10.2020) ) 3.2. Dicionários monolíngues e bilíngues, dicionários impressos e eletrônicos

    Na aula de hoje fiz uma apresentação sobre as Ciências/ Estudos do Léxico, pontuando principalmente a Lexicologai e Lexicografia,  trazendo citações para definições de termos da área (ver apresentação no Tópico A.Leituras); conversamos sobre a questão da marcação de gênero nas línguas românicas, apresentei minha opinião baseada em vivências, sem fundamentação teórica. Este é um assunto a ser aprofundado. 

    Na próxima aula continuaremos a tratar dos dicionários bilíngues, vimos rapidamente em exemplos de dicionários online. 

    Apresentei o site do GTLEX - http://www.letras.ufmg.br/gtlex/

    E  dicionários online e portais

    Em italiano 

    https://dizionario.internazionale.it/parola/lingua

    http://www.stazionelessicografica.it/

    https://dizionari.corriere.it/

    https://www.treccani.it/vocabolario/lemmario/ (não vimos, vamos conversar a respeito)

    Em inglês https://www.onelook.com

    https://dictionary.cambridge.org/pt/ (Renata mostrou)

    E um dicionário impresso , em italiano 'cartaceo', de papel que a Ana Paula mostrou (a maravilha de estarmos em casa e com todos juntos) bem diferente:"Parole per ricordare. Dizionario della memoria collettiva. Usi evocativi, allusivi, metonimici e antonomastici della lingua italiana" - 

    É possível fazer consultas parciais nesse dicionário através do google Books. Fiz a busca com a palavra 'acqua': 

    https://books.google.com.br/books?hl=it&id=b6NiAAAAMAAJ&dq=Parole+per+ricordare&focus=searchwithinvolume&q=acqua


    No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • AULA (30.10.20) O papel do dicionário no ensino de línguas: em suas origens, um instrumento na compreensão e na comunicação entre mundos diferentes;

    1. Apresentação Texto 12.Marello - Dizionari Bilingui por Bruna e Ana Paula

    2. Apresentação Angela - exemplos de Introito e porta e compreensão leitura e conceitos

    • Icono Recurso
      Introito e porta e compreensão com dicionários Archivo

      Apresentação de slides - Profa. Angela

      No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • C. AVALIAÇÃO

    Aqui estão as orientações para a elaboração do trabalho final da disciplina.

    A entrega deverá ser feita até dia 28 de fevereiro por meio desta plataforma. Vocês vão receber ainda outra orientação a respeito. 

    No disponible hasta que: se pertenezca al grupo T-FLM5374-1
  • Tema 9

  • Tema 10