Programação
Origem das línguas
Origem das línguas. origem da linguagem. Como se relaciona com os tópicos de mudança e variação linguísticas. Que outras áreas do conhecimento ajudam a Linguística a saber mais sobre a capacidade da linguagem?
Linguística Histórica e/ou Mudança
Leitura:
1. Introdução à Linguística I: objetos teóricos. (2002). Organizador: José Luiz Fiorin. Ver: A mudança linguística de Paulo Chagas. (Livro do curso)
2. Introdução à Linguística 1: domínios e fronteiras. (2001). Organizadoras: Fernanda Mussalim e Anna Christina Bentes. Editora Cortez. Ver Capítulo 2: Linguística Histórica de N. Gabas Jr. (ver pdf)
3. Linguística Histórica: uma introdução à história das línguas. Carlos Alberto Faraco. Editora Parábola.
Exercício
Ver atividade anexada
Variação
Leitura:
Introdução à Linguística I: objetos teóricos. (2002). Organizador: José Luiz Fiorin: A variação linguística. Autor: Ronald Beline.
Sintaxe
A sintaxe pelas lentes do gerativismo. As teorias sintáticas nos dão ferramentas conceituais e metodológicas
para podermos compreender o fenômeno da ordem dos elementos de uma sentença e fazer análises.Leitura e Exercícios
- Sintaxe: explorando a estrutura da sentença. No livro de Introdução à Linguística II. Princípios de análise. Página 81
- A competência linguística. No livro de Introdução à Linguística I. Objetos teóricos. Página 85.
- Fazer exercícios do livro de introdução (início: página 106)
Vídeo Encontros a partir de 14/10
Vídeo_14/10. Sintaxe. Estruturas de Constituintes.
Vídeos seguintes: Semântica
Indicações de Vídeo aulas
Sintaxe:
Elaine Alves Souza Melo (UFF)
Teoria da enunciação:Fiorin (UNIVESP)https://www.youtube.com/watch?
v=0FmN3h6GM80 https://www.youtube.com/watch?
v=POa4RuzCSRM https://www.youtube.com/watch?
v=XbZOViCEfNg Semântica
Semântica Formal
Leitura e exercícios
Introdução à Linguística II: princípios de análise. Capítulo: Semântica Formal. Página 137.
Pragmática
Introdução à Linguística I: objetos teóricos. (2002). Organizador: José Luiz Fiorin. Ver: A linguagem em uso
Prova de Elementos 2
As instruções para a a realização da prova encontram-se na própria prova.
Boa prova!
Prova comentários gerais e gabarito
Comentários Gerais
De modo geral, a correção da prova foi feita de modo a se poder considerar ao máximo o conteúdo de cada resposta.
Problemas sérios mais gerais foram:
1. Texto confuso: isso levava a uma redução da nota, já que não ficava clara a demonstração do conhecimento.
2. Resposta sem explicação. Tudo deve ser explicado.
3. Resposta pró-forma; isso aconteceu em alguns casos na resposta da questão de Semântica formal.
4. Confusão entre subáreas da Linguística: responder uma questão de Variação com conceitos de Semântica Formal, por exemplo.
5. Demonstração de constituintes sintáticos sem mostrar como foi feita a análise para se chegar a tal. Isso revelou claramente que estudantes não sabiam um dos pontos cruciais da sintaxe gerativa ou a ele não atentaram como deveriam.
6. Erros similares entre as provas devem ser objeto de discussão pelo corpo docente para melhorar a sistemática de provas à distância.
7. Entendimento precário da questão que dizia respeito à Pragmática: por exemplo, levando o leitor em consideração.ATENÇÃO: Não foi possível ainda para esta ocasião subir todas as provas na plataforma Moodle. Essas foram corrigidas off-line por cautela, sobretudo por causa do fornecimento precário de energia elétrica em dias de tempestade. Sendo assim é fundamental que cada um/a de vocês compare o GABARITO à sua respectiva prova. Isso deve ser feito à luz dos comentários acima. Caso haja necessidade de revisão individual de prova, essa deve ter como motivação um erro evidente de correção. Lembrem que apenas referir-se a um fenômeno ou conceito em questão não assegura que se falou corretamente sobre ele. Atentem também para o fato de que ao considerar pontuação maior do que deveria eu privilegiei uma sistema avaliativo de ganho. Isso será revisto também.