Programação

  • Material para a prática remota 1

  • Material para a prática remota 2

  • URGENTE - NOVO CRONOGRAMA

  • Material para a prática remota 3

  • PROVA P1 - 08/10 das 21h as 23h

  • Material para a prática remota 4

  • Prática remota 5 - parte 1 - até 22/11

  • Prova P2 - adiada para 03/12 - das 21 as 23h

    imprimir até 5a feira 03/12 uma folha de papel milimetrado para ser usado na prova

  • aula remota hoje 19/11 das 19h-22:40h

    aproveite o horário livre da aula de hoje para entrar em contato e tirar duvidas sobre o inicio do projeto do pêndulo, nosso 5⁰ e último relatório.
  • Roteiro 5.2 do relatório do pêndulo - até 02/12

  • LEMBRETE: PROVA P2 HOJE A PARTIR DAS 21H

    Chequem seu e-mail cadastrado no sist. Jupiter a partir das 21h. São 4 questões, 1 enviada a cada 1/2 hora. Siga as instruções que vão com cada questão. Boa prova!

  • 3⁰ roteiro da prática-remota5

  • DICA de comportamento ético

    Pessoal, só uma dica... que é bem desagradável mas precisa ficar explícita para evitar reclamações posteriores... Estou torcendo para ninguém cair na tentação de copiar partes do relatório R5 de colegas, neste momento em que os dados são comuns, e entregar como se fosse pessoal. Isso não é legal (em nenhum dos sentidos da palavra)! Se isso acontecer, eu vou acabar percebendo e a regra neste caso é nota ZERO para todos os relatórios que apresentarem qualquer parte idêntica, o que em nossa presente situação significa REPROVAÇÃO para os envolvidos. É o mínimo que merece quem faz este tipo de coisa! Lembrando que esta situação também deve, além disso, ser encaminhada à CG e à PRG que abrirão uma sindicância para o jubilamento dos envolvidos. Espero que todos compreendam e tenho esperança de que não vai ocorrer isso em nossa turma.

  • link para reunião na sexta - 11/12 - 21:00h - para tirar dúvidas sobre as provas conforme pedido por vocês

  • 4⁰ (e último) roteiro da prática-remota 5

    A data oficial de entrega do R5 é 18/12, mas conforme nossa conversa na reunião de 11/12 vocês podem entregar o R5 até a 1/2 noite de 21/12 sem nenhum prejuízo. Quem precisar de mais prazo que isso também terá, mas deve entrar em contato comigo para combinarmos.

  • Preparação para a P3 - 5a-feira 17/12 - 20H

    Para se prepararem para a prova P3 desta 5a-feira, 17/12, vocês devem providenciar a impressão de UMA folha de papel milimetrado do LEF, do mesmo pdf enviado anteriormente. Não serão aceitos gráficos feitos em nenhum outro papel. A prova vai começar mais cedo: 20:00h. Tudo será feito por e-mail. Vocês receberão as questões e enviarão fotos digitalizadas e transformadas em um único arquivo pdf por questão que deverá ser enviado até o final do prazo da questão. Todo o material a ser corrigido deverá ser enviado dentro do prazo e seguindo as regras descritas que serão enviadas com cada questão!

  • PROVA P3 HOJE 20:00h

    Bom dia pessoal. Chegou o dia de nossa P3. Será hoje a partir das 20:00h.
    Vocês devem *imprimir UMA folha de papel milimetrado* do LEF, conforme pdf enviado.
    Não serão aceitos gráficos em outro tipo de papel.
    A prova terá 4 questões, uma em seguida da outra.
    Vocês receberão a 1a questão as 20:00h por e-mail e a partir daí devem seguir as instruções e o cronograma que for enviado no assunto do e-mail e/ou no texto das questões.
    *Antes do final do prazo de entrega de cada questão* vocês deverão *enviar por e-mail um único arquivo PDF* contendo a(s) foto(s) com a sua solução manuscrita e o gráfico (quando for o caso). Este *e-mail deverá ter o numero USP do aluno como assunto*. Não será dado prazo adicional para envio nem de respostas nem de partes de respostas.
    Existem diversos aplicativos gratuitos para celular (como o camscanner, por ex.) para gerar em minutos um PDF único a partir de fotos. Vocês devem instalar algo assim, testar e treinar a usar antes da prova, para não perder tempo com isso no momento da prova. *APRENDA A FAZER ISSO ANTES DA PROVA*, não será aceito como argumento para atrasar a entrega. Não é o ideal, mas estamos vivendo em condições extraordinárias e é o que iremos fazer neste momento. O conteúdo da prova é: fazer grafico, ajuste manual de reta e extrair parâmetros e suas incertezas, incertezas de distribuições de medidas, algarismos significativos, unidades, comparações de valores usando incertezas (quando tiverem).
    Resumindo, o que vocês deveriam fazer nas próximas 8 horas, antes da nossa prova:
    *1- imprimir uma folha de papel milimetrado;
    2- instalar, testar e aprender a usar algum aplicativo que gere PDF a partir de fotos que vc tire da sua resposta manuscrita;
    3- estudar pelo menos as coisas que errou nas P1 e P2.*

  • AVISO - cronograma da P3

    Boa noite pessoal, em 1/2 hora começa nossa P3. O cronograma será:
    Q1 - recebe as 20h00 e envia a resposta até 20h40;
    Q2 - recebe as 20h45 e envia a resposta até 21h25;
    Q3 - recebe as 21h30 e envia a resposta até 22h10;
    Q4 - recebe as 22h15 e envia a resposta até 22h55.
    São 40 minutos para enviar cada uma das questões e 5 minutos de descanso entre uma e outra.
    Boa prova!

  • notas necessárias para a aprovação na disciplina

    Segue abaixo planilha de notas atualizada com o resultado da P3. OBS: q1=lei de Hooke + gráfico; q2=ajuste gráfico de parâmetros; q3=medidas com dispersão; q4=atrito estático. R5 é a nota mínima necessária para ficar com <R> maior que 5,0. SUB é a nota mínima necessária para ficar com <P> maior que 5,0. Alunos assinalados com a legenda Rp já estão reprovados pelo critério <P> < 5,0  pois não tem mais como se recuperar na SUB, e não precisam mais entregar o R5. As provas corrigidas já foram enviadas por e-mail. Lembrem que a data final para envio do R5 é segunda 21/12 até 23h59.59h da noite (só para não me perguntarem se é domingo de noite ou segunda de noite???🤣). Quem precisar de mais prazo que isso deve entrar em contato comigo. Abraços!

  • NOTAS R5

    Boa noite pessoal. Esta é a planilha de notas até o momento... Os relatórios R5 corrigidos já foram encaminhados por e-mail. Nas correções dos relatórios a legenda utilizada nos problemas encontrados é: AR - arredondamento; S - significativos; I - incertezas; C - contas; E - escala do gráfico; M/M - retas máxima e mínima; T = tabela de dados; D - dados; G - gráfico; AJ - ajuste; U - unidades; D/C - discissão/conclusão. *Todos os alunos que pretendem fazer a SUB devem entrar em contato comigo por msg whatsapp ou e-mail até o meio dia (12h00) de terça 12/01 para que eu possa organizar a prova e divulgar ainda amanhã os detalhes desta SUB.* Um grande abraço.

  • atividade obrigatória de reposição para obtenção dos créditos - 5a-feira - 08/04/21 das 20-20:30h