Opções de inscrição
A disciplina tem como principais objetivos que os estudantes: (1) reflitam criticamente sobre a prática docente, aproximando-se de diferentes realidades do sistema de ensino, incluindo currículo e políticas públicas; (2) compreendam pontos fundamentais do histórico do campo de Biologia, estabelecendo paralelos com o história da educação; (3) compreendam aspectos introdutórios sobre aprendizagem e os relacionem aos processos de ensino (4) desenvolvam noções básicas sobre elaboração de estratégias didáticas e formas de avaliação da aprendizagem, focando-se em exemplos conceituais do escopo da Biologia; (5) Compreender os conhecimentos docentes necessários à formação do Professor; (6) reconheçam o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a atividade docente com a prática da pesquisa; (7) compreendam aspectos básicos das finalidades e metodologias utilizadas na pesquisa em Educação, aproximando-se principalmente da pesquisa em Ensino de Ciências. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa ainda aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros, bem como o uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos, estimulando-se o uso e produção no âmbito das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
- Docente: Alessandra Fernandes Bizerra
- Docente: Bruno Travassos de Britto
- Docente: Maria Aparecida Visconti
- Docente: Suzana Ursi
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.