Programação

  • Sejam bem vindos ao Curso de Pós-graduação intitulado IMT-5124-2021, intitulado "Seminários sobre vírus persistentes de importância em saúde pública". 2021

    Esse cursa visa discutir alguns aspectos da evolução dos vírus persistentes, tem como exemplos o vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-1 -2), e o vírus da imunodeficiência humana tipo 1 -2. Teremos duas atividades interativas, com cerca de 60 minutos a cada quinta-feira (14-16h). 

    Iremos também discutir um artigo de revisão de cada tópico, apresentados pelo alunos.

    Sejam bem vindos!!

    Jorge Casseb, Professor

    Email: jcasseb@usp.br / Fone: 11983384661


  • Disciplina: IMT 512-4 - Seminários sobre vírus persistentes de importância em saúde pública -Período: Início: 02 de setembro de 2021 - Término: 11 de Outubro de 2021

    As viroses persistentes acometem milhões de pessoas infectados pelo mundo, sendo importantes causas de morbidade e mortalidade, principalmente, mas restritos aos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Esse curso visa abrir uma discussão acerca dos mecanismos imunes e fisiopatológicos de pessoas infectados pelos vírus persistentes mais importantes em saúde pública. Por exemplo, virus da Hepatite B (HBV), virus da hepatite C (HCV), papillomavirus humano (HPV),  vírus Epstein-Barr  (EBV) contribuem com cerca de 10-15 % do surgimento de cancers nos humanos globalmente. 

    Vale ressaltar que esses vírus causam importantes agravos em pessoas ao redor do globo. Deste modo, iremos focar nos estudo sobre o, que apresenta 37 milhões pelo  HIV com e  infecção pelo HTLV-1, com cerca de 5-10 milhões pessoas em todo mundo nos dias atuais. Esse curso busca conciliar os conhecimentos de imunologia e saúde pública, e usá-los em diagnósticos, prognósticos e incidência de doenças ocasionadas pelos retrovírus humanos mais importantes. 

  • Núcleo de Apoio em Retroviroses USP

    As pesquisas básicas nas áreas de virologia, e mais especificamente, retrovirologia, têm sido negligenciadas de certa forma no Brasil. Enquanto é notável um crescente esforço  em estudos epidemiológicos, há uma certa defasagem na pesquisa básica fundamental nas áreas de imunologia, biologia molecular, proteômica e filogenética. 

    Nesse aspecto, o Núcleo visa o entendimento dos mecanismos básicos das patologias virais infecciosas, e também as virais não infecciosas, que incluem os Retrovírus Endógenos. Atividade dos retrovírus endógenos e seu papel na patogênese,  aspectos clínicos, psicossociais de pessoas vivendo com retrovírus (HIV, HTLV), interação entre retrovírus e reativação de vírus latentes durante infecções retrovirais. 

    Os resultados obtidos com esse tipo de estudo deverão produzir ganhos no desenvolvimento de novos insumos, assim como servirão como bio-marcadores de progressão, controle dessas doenças e impacto na qualidade de vida. 

    Nos aspectos epidemiológicos e evolutivos serão abordadas questões como mimetismo molecular, prevalência de STLV em primatas não-humanos, determinação da importância da diversidade do HIV no tropismo celular e estudos de variabilidade genética viral inter e intra-indivíduo.

    https://sites.usp.br/retrovirus/

    https://napretrovirus.com.br/

    https://htlv.com.br/


    Youtube:

    Instagram:

    Twitter:

  • Organização do sistema imune e resposta imunológica em geral: Dr. Jorge Casseb

    Os mecanismos imunológicos são fundamentais para evitar a infecção e progressão dos agentes infeciosos de importância em Saúde Pública em nosso meio. Nessa aula, abordaremos principais características da resposta imune geral, porém focada nas viroses persistentes.

  • Resposta imune do hospedeiro

    Resposta imune inata é fundamental no entendimento, principalmente nas primeiras fases da infecção viral. 


  • Origem e Disseminação do Vírus da imunodeficiência humana tip 1 e tipo 2

    Origem e disseminação do HIV-1 e HIV-2: Zoonose que pode se repetir?

  • Mecanismos de imune escape do Vírus Linfotrópico de Células T Humanas tipo 1 e 2 (HTLV-1 e -2): Jorge Casseb

  • Mecanismos de imune escape do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1): Jorge Casse

  • Mecanismos de imune escape ao SARS-Cov-2/COVID-19: Jorge Casseb

  • Sistemas sócio-sexuais dos Hominoidea e sua possível relação com retrovirus em humanos - Profa. Lia Q. Amaral - IF-USP

    A Professora Lia Amaral irá apresentar a grande variação de sistemas que regulam as sociedades primatas, de vínculos monogâmicos até grande promiscuidade.

  • Técnicas avançadas de biologia molecular aplicada ao estudo dos vírus persistentes: Novas técnicas usadas em estudos de vírus persistentes:

    Descrição e discussão das principais técnicas usadas para diagnóstico e avaliação de risco para desenvolvimento de doenças virais e letalidade

  • Retrospectiva 2º Semestre 2021

  • C. Avaliação dos alunos: Prova disponível online no sistema Stoa/Moodle

    Os alun@s terão duas horas a partir do primeiro acesso. A prova ficará disponível por 24 horas, 14:00h do dia 11 de outubro a 12/110/2020.

    Boa prova a tod@s!!

    E obrigado!

    Professor Jorge Casseb

  • Finalização do curso 15/10/2020

  • F. Bibliografia recomendada