Programação

  • Caros alunos! Hoje, dia 08/07, iniciaremos as atividades da Disciplina de Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos. Vocês receberão no e-Disciplinas o link para as aulas que acontecerão todas às quartas-feiras das 16:15 horas até as 18:15 horas, segundo cronograma em anexo. O material para as aulas será disponibilizado semanalmente conforme o conteúdo da Disciplina. Fiquem atentos aos materiais, conteúdos e atividades a serem realizadas!!!! Bom estudos a todos!!!

  • Introdução à Disciplina

    Caros alunos, 

    Sejam bem vindos à disciplina de Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos!

    Neste tópico vocês terão acesso às principais informações sobre a disciplina.

  • Docentes da Disciplina

    Profa. Dra. Andréa Cândido dos Reis

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FORP-USP, 1993-1996), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (1999-2000), doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FORP-USP, 2001-2003), especialização em Prótese Dentária pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO, 1998-2000), especialização em implantodontia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2006-2008). Realizou pós-doutorado em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos (Bolsista CNPq, UFSCar, 2005-2006). Atualmente é Professora Associada (livre-docente) (2014-Atual) do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da FORP-USP. Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral pela FORP-USP. Líder do Grupo de Pesquisa pelo CNPq de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação de Materiais Odontológicos. Linhas de Pesquisa: 1) Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos; 2) Compósitos; 3) Implantes Dentários. 


    Profa. Dra. Alma Blasida Concepcion Elizaur Benitez Catirse

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) e doutorado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Propriedades físicas (rugosidade superficial, translucidez, alteração de cor), mecânicas e biológicas dos materiais odontológicos. É membro do Grupo de Apoio Pedagógico do Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e tem participado de estudos sobre ensino.


    Profa. Dra. Fernanda de Carvalho Panzeri Pires-de-Souza

    Fernanda de Carvalho Panzeri Pires-de-Souza é graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 1988. Concluiu o Mestrado (1994) e o Doutorado (1999) em Odontologia (Reabilitação Oral) pela FORP-USP e Pos-Doc na University of Florida, College of Dentistry - EUA (2017). Em 2006 fez o Concurso de Livre-Docência em Materiais Dentários também na FORP/USP. Desde 2002 é docente em RDIDP do Departamento de Materiais Dentários e Prótese, onde atualmente é Professora Titular. Foi Vice-Chefe do Departamento de Materiais Dentários e Prótese no período 2010-2012 Já coordenou e participou de vários projetos de pesquisa e atualmente coordena projeto financiado pela FAPESP. É assessora "ad hoc" da FAPESP desde 2008, da CAPES desde 2010 e do CNPq desde 2013, além de diversos periódicos nacionais e internacionais. É orientadora plena (Mestrado e Doutorado) do Programa de Reabilitação Oral do Departamento de Materiais Dentários e Prótese, do qual foi Coordenadora de 2010 a 2014, e do Programa de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP. Supervisionou 4 estágios de Pós-Doutorado. Também é líder do Grupo de Pesquisa LaABio - Laboratório de Análise de Biomateriais, certificado pela USP junto ao CNPq, cujo objetivo é, além de trabalhar no desenvolvimento de Materiais inovadores e no controle de qualidade dos materiais odontológicos presentes no mercado, formar recursos humanos para trabalhar na área de desenvolvimento de C&T. Sua área de atuação é Materiais Dentários, com ênfase em Materiais Restauradores Estéticos, Adesão dentinária e biomateriais remineralizadores, apresentando vários artigos completos publicados em periódicos especializados e trabalhos apresentados em eventos. Mãe da Olívia, nascida em 2008.


    Prof. Dr. Cássio do Nascimento

    Possui Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Odontologia (Área de concentração: Reabilitação Oral) pela mesma instituição (FORP-USP). Realizou etapa de Doutorado Sanduíche durante 1 ano no Groupe de Recherche en Écologie Buccale da Faculté de Médecine Dentaire, Université Laval, Quebec, Canadá (2009). Realizou, no ano de 2012, Pós-Doutoramento na Faculty of Dentistry (McGill University, Canadá). Concluiu Pós-Doutorado na FORP-USP com bolsa FAPESP (2013). Atualmente, é Professor Doutor (MS-3.1) do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da FORP-USP. Atua na área de pesquisa em Materiais Odontológicos e Clínica Odontológica, com ênfase em diagnóstico por técnicas moleculares, atuando principalmente na área de Microbiologia Oral.


    Profa. Dra. Mariana Lima da Costa Valente

    Graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FORP-USP, 2008-2011), Mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FORP-USP, 2012-2014), Doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FORP-USP, 2015-2018), Especialização em Prótese Dentária (2017-2019). Atualmente é Pós-doutoranda (FAPESP, 2018-Atual) e Professora Colaboradora III (MS3.1) (2020-Atual) no Departamento de Materiais Dentários e Prótese da FORP-USP. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese e Materiais Dentários, atua principalmente nos seguintes temas: Implantes dentários, design de implantes dentários, propriedades mecânicas e químicas dos implantes, microscopia eletrônica de varredura, componentes protéticos e antimicrobianos.


    (Textos informados pelos autores no Lattes.cnpq)



  • Aula 1 - Introdução e propriedades gerais dos materiais odontológicos

    08/07/2020

    Profa. Dra. Alma Elizaur Catirse

  • Aula 2 - Biomecânica. SIM. Equipamentos para ensaios mecânicos

    15/07/2020

    Prof. Dr. Cássio do Nascimento

    O objetivo desta aula é estudar como funciona a biomecânica bucal, relembrando alguns conceitos básicos de física que ajudarão a compreender as forças e tensões desenvolvidas na cavidade bucal.

    Serão apresentados os principais ensaios mecânicos e equipamentos utilizados para avaliar os materiais odontológicos. Espera-se que após assistir a esta aula, os alunos saibam identificar os diferentes tipos de tensões desenvolvidas na cavidade bucal e os principais ensaios mecânicos utilizados para avaliar o comportamento dos materiais odontológicos submetidos à estas tensões. 

    Os exercícios referentes ao conteúdo da aula (Questionário), serão abertos no dia da aula (15/07/20) a partir das 16:15 hrs e deverão ser concluídos até o dia 22/07/20 as 16:15 hrs, quando terão o acesso fechado. Estes exercícios são uma atividade de reforço do conhecimento e servirão para a avaliação do conteúdo e também como presença de aula. 

    O FÓRUM DE DÚVIDAS desta aula ficará aberto a partir das 16:15 hrs de 15/07/20 até as 16:15:00 hrs do dia 17/07/20. Neste Fórum, vocês poderão esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao conteúdo apresentado ou exercícios.

    Boa aula e boas atividades! Prof. Cássio


    • Arquivo ícone
      AULA TEÓRICA - GRAVADA Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-8051201-20202TU
    • Disponível se: Você faz parte de T-8051201-20202TU
    • Questionário ícone
      QUESTIONÁRIO - BIOMECÂNICA/EQUIPAMENTOS
      Disponível se:
      • É antes de 22 julho 2020, 16:15 PM
      • Você faz parte de T-8051201-20202TU
    • Fórum ícone
      FÓRUM DE DÚVIDAS
      Disponível se:
      • É antes de 17 julho 2020, 16:15 PM
      • Você faz parte de T-8051201-20202TU
  • Aula 3 - Forças e tensões. Gráfico de tensão x deformação

  • Aula 4 - Ensaios de torção, microdureza, flexão e compressão

    26/08/2020


    Profa. Dra. Andréa Cândido dos Reis 

    Profa. Dra. Mariana Lima da Costa Valente

  • Aula 5 - Gessos Odontológicos

    02/09/2020

    Prof. Dr. Cássio do Nascimento

    Estratégia: apresentação do conteúdo em slides com texto narrado

    Forma de avaliação do conteúdo: Questionário

    A presença na aula será dada pela realização da atividade do questionário

    O plantão de dúvidas da aula será realizado por meio de um Fórum de Dúvidas, que ficará disponível no módulo da aula.

    O objetivo desta aula é apresentar os diferentes tipos de gessos utilizados na Odontologia, compreendendo em detalhes o seu processo de obtenção, as suas características estruturais, suas propriedades, além de suas classificações e indicações. Também sera apresentada uma sequência do processo de manipulação dos gessos, que será abordada em detalhes durante as aulas práticas da disciplina.

    Espera-se que após assistir a esta aula e responder ao questionário, os alunos saibam identificar os diferentes tipos de gessos utilizados na Odontologia, conhecer suas propriedades e saber as suas principais indicações, e ainda se familiarizar com o processo de manipulação do material. 

    Os exercícios referentes ao conteúdo da aula (Questionário), serão abertos no dia da aula (02/09/20) a partir das 16:15 hrs e deverão ser concluídos até o dia 09/09/20 as 16:15 hrs, quando terão o acesso fechado. Estes exercícios são uma atividade de reforço do conhecimento e servirão para a avaliação do conteúdo e também como presença de aula. 

    O FÓRUM DE DÚVIDAS desta aula ficará aberto a partir das 16:15 hrs de 02/09/20 até as 16:15:00 hrs do dia 04/09/20. Neste Fórum, vocês poderão esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao conteúdo apresentado ou exercícios.

    Boa aula e boas atividades! Prof. Cássio


    • Arquivo ícone
      Aula Teórica Gessos Odontológicos (Aula Gravada) Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-8051201-20202TU
    • Disponível se: Você faz parte de T-8051201-20202TU
    • Questionário ícone
      QUESTIONÁRIO - GESSOS ODONTOLÓGICOS
      Disponível se:
      • É antes de 9 setembro 2020, 16:15 PM
      • Você faz parte de T-8051201-20202TU
    • Fórum ícone
      FÓRUM DE DÚVIDAS - GESSOS ODONTOLÓGICOS
      Disponível se:
      • Você faz parte de T-8051201-20202TU
      • É antes de 4 setembro 2020, 16:15 PM
  • Aula 6 - Plantão de Dúvidas

    09/09/2020


    16:15h às 17:15h - Plantão de Dúvidas referente à aula de Gessos Odontológicos - Prof. Dr. Cássio do Nascimento;

    17:15h às 18:15h - Plantão de Dúvidas referente à aula de Ensaios de torção, microdureza, flexão e compressão - Profa. Dra. Andréa Cândido dos Reis e Profa. Dra. Mariana Lima da Costa Valente.

  • Aula 7 - Introdução aos polímeros

    16/09/2020


    Profa. Dra. Fernanda Panzeri 

    • Questionário para formação avaliativa sobre Introdução aos Polímeros

    • Faça um vídeo no Tik Tok, Reels (Instagram) ou no modo convencional de seu celular (no máximo 30 segundos) sobre a aula de Iniciação aos Polímeros e poste no espaço abaixo. Use sua criatividade! Prazo: até 30/09

      Vídeo na VERTICAL!

      OBS: Se você decidir postar o vídeo em sua rede social, tem que colocar o vídeo aqui também, mas me marque (@ferpanzeri). Postagens vão ganhar pontos adicionais.

  • Aula 8 - Aplicação clínica dos polímeros e ligas odontológicas

    23/09/2020


    Profa. Dra. Andréa Candido dos Reis

    Profa. Dra. Mariana Lima da Costa Valente

  • Aula 9 - Princípios básicos e aspectos fisiológicos da cor

  • Aula 10 - Plantão de dúvidas

    07/10/2020


    16:15 h às 17:15 h - Plantão de dúvidas referente à aula Princípios básicos e aspectos fisiológicos da cor - Profa. Dra. Fernanda Panzeri;

    17:15 h às 18:15 h - Plantão de dúvidas referente à aula Aplicação clínica dos polímeros e ligas odontológicas - Profa. Dra. Andréa Cândido dos Reis e Profa. Dra. Mariana Lima da Costa Valente.

    • Prezados alunos, Boa tarde!

      Hoje o plantão de duvidas será realizado via Google Meet (https://meet.google.com/mxa-jscs-ayr) às 16:15 h com a Profa. Fernanda e às 17:15 h com as Profs. Andréa e Mariana.

      Até breve!

      Abraços. 

  • Aula Prática - Gessos Odontológicos Tipo II e III

    Dia 13/08/2021

    • Esse vídeo exemplifica a manipulação dos gessos tipo IV e tipo III, e vazamento de um molde parcial. Assistam para familiarizarem-se com a prática clínica. Durante a aula prática do dia 13/08 iremos manipular os gessos tipo II e III.

    • Após a aula prática, faça upload das seguintes imagens:

      1. Fotografia do instrumental: inserir imagem dos instrumentais utilizados para a manipulação do gesso tipo III, incluindo o volume de água proporcionado.

      2. Fotografia do gesso tipo III inserido na matriz de PVC.


    • Conforme a Portaria da Diretoria da FORP/USP nº 053/2020, para frequentar as aulas práticas será exigido o avental branco de mangas longas de tecido. Não será permitido substituir o jaleco de pano pelo avental descartável de EPI! Também é exigido o uso de calçados fechados, gorro, máscara e luvas.

      Demais exigências da Portaria da Diretoria da FORP/USP nº 053/2020 podem ser consultadas no documento anexo.

  • Aula prática - Gesso tipo IV e Resina Acrílica

    Dia 20/08/2021