Programação
Fórum dia 26/03
Primeiro encontro coletivo da disciplina MPM5607, amanhã, da 26/03/2020, pelo google meet, das 14:00 às 15:00 horas. Conto com o comparecimento virtual de todxs! O link do nosso encontro pelo google meetes é:
https://meet.google.com/smg-
nizq-jyb Anotem! Vamos nos ver, saber como todxs estamos e como vão os andamentos dos trabalhos em grupo. Depois deste encontro poderemos agendar outros!
abraços e até amanhã. Iole
Grupo 1) Currículo – o que é, suas finalidades, diferentes concepções e suas implicações na estruturação do ensin
Fórum para a discussão coletiva do trabalho do Grupo 1.
Grupo 3) Matemática como área do conhecimento – características específicas, contribuições para a formação integral dos alunos de EB
Fórum para a discussão do trabalho do grupo 3
Grupo 4) A Matemática na BNCC do Ensino Fundamental (2017)
Fórum para a discussão do trabalho do grupo 4
Grupo 5) A Matemática na BNCC do Ensino Médio (2018) e o novo Ensino Médio
Fórum para a discussão do trabalho do grupo 5
Grupo 6) O Programa de Ensino Integral e a proposta curricular atual da SEE/SP para os Ensinos Fundamental e Médio
Fórum para a discussão do trabalho do grupo 6
Tópico 8
TEMA 2: Ensino e Aprendizagem de Matemática: o que vem sendo praticado nas escolas reais brasileiras na atualidade
TRABALHO INDIVIDUAL A SER ENTREGUE ATÉ 26/05/2020
- Fazer análise de: currículo praticado X projeto político pedagógico, da escola onde trabalha buscando entender a concepção de currículo subjacente e sua relação com a prática efetiva na escola.
Ou
- Estudar e apresentar a proposta de currículo e a prática pedagógica de alguma escola que tenha tido ou tenha caráter inovador, com alguma análise de seus resultados.
Exemplos:
Escolas ou Colégios de Aplicação (de Universidades Públicas)
EMEF Amorim Lima, no Butantan
Ginásios Vocacionais
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2011/06/28/ginasiosvocacionais/
http://gvive.blogspot.com.br/2010/12/escolas-experimentais-no-estado-de-sao.html
http://www.summerhillschool.co.uk/
Colégios experimentais
Escolas Waldorf
Clonlara School (Off- campus program)
Sobre números irracionais
Reflexões sobre dificuldades d conceituais na introdução dos números irracionais no Ensino Fundamental II.
Será importante a leitura do texto entreas pp. 47 - 71, para a discussão sobre o tema em aula,
Atividade para ser respondida previamente à discussão em aula do tema.
Uma outra maneira de usar frações para representar números reais.
Sobre áreas de figuras planas
Caderno elaborado para o Programa de Educação Continuada da SEE no início dos anos 2000 voltado para professores PEBII da rede pública estadual. Dele constam 3 artigos - um sobre cônicas, outro sobre áreas e outro sobre volumes, redigidos pelos professores do MAT: Sérgio Alves, Iole de Freitas Druck e Antônio Carlos Brolezzi.
O segundo arquivo pode contribuir para subsidiar nosso estudo sobre áreas.
Sobre as funções logaritmo e exponencial
Está aqui anexado o pdf da dissertação de mestrado no MPEM de Fernando Pavan Guido (cujo título copiei acima).
Uma obra importante sobre o tema é o livro "Logaritmos" de Elon Lages Lima - SBM, Coleção Professor de Matemática 1, que pode ser encontrado no link abaixo.
http://stoa.usp.br/ecalculo/files/-1/4824/logaritmos_elon.pdf
Seguem em anexo meu artigo "Um pouco de história de potências, exponenciais e logaritmos" e um material que preparei em 2007 para a disciplina de Laboratório de Matemática sobre esta mesma temática, material este que servirá de base para as nossas discussões em aula.
Seque o artigo do prof. José Jakubovic, escrito na década de 1990. è muito bom, recomendo a leitura.